terça-feira, 26 de agosto de 2014

Menino precisa de 27 mil € para ouvir

Rúben nasceu com surdez profunda bilateral. Foi o primeiro português a receber um implante coclear com menos de um ano de idade, no Hospital dos Covões, Coimbra. Fez reabilitação auditiva e desenvolveu a fala. Aos 5 anos, o ruído dos colegas na escola EB1 Junqueira, Vilar do Paraíso (Vila Nova de Gaia), impede-o de distinguir os sons e, cada vez que há uma avaria no aparelho, a surdez regressa ao ouvido direito. Os médicos aconselham um segundo implante, no ouvido esquerdo, mas o Estado só atribui um implante por utente. A cirurgia terá de ser feita no Hospital CUF Porto e custa 27 100 euros. 
Os pais da criança, funcionários de um supermercado, têm um rendimento mensal de 1400 euros; têm uma hipoteca para pagar e as despesas de manutenção do aparelho e as sessões de terapia da fala não têm qualquer comparticipação. "Não temos 27 mil euros para ajudar o nosso filho, mas queremos o melhor para ele, e se não fizer agora tudo para que ele possa ser um jovem normal, vou arrepender-me", disse ao (...) Hélder Gonçalves. 
Os pais de Rúben criaram uma página nas redes sociais, fazem peditórios nas romarias de Gaia e distribuíram mealheiros por dezenas de lojas do concelho. "Convém que a operação seja feita o mais rapidamente possível, para que ele tenha mais ganhos, ainda que nunca consiga ouvir tanto quanto do outro ouvido", explicou a mãe da criança, Vera Silva. "Pensei em contrair um empréstimo, mas nada fica resolvido, porque o aparelho externo dura dez anos, o que significa que daqui a cinco será preciso comprar um novo para o ouvido direito, o que custa cerca de dez mil euros", referiu o pai. "Sei que há muitas pessoas a precisarem de ajuda, mas se o meu filho for apoiado e conseguirmos o segundo implante, irá melhorar", concluiu.

In: CM por indicação de Livresco

Sem comentários: