segunda-feira, 1 de junho de 2009

Um "mouse" para os cegos aprenderem a ler


Duzentos anos depois que Louis Braille inventou o alfabeto para cegos, ele entra agora na era eletrónica.
Isso ocorre graças à Mouskie, um sistema em que o mouse tem seu próprio programa, inventado pelo suíço Philippe Racine, que facilita a apredizagem do alfabeto braile.
A criação do Mouskie é inicialmente uma história de amizade entre Jean-Marc Meyrat, presidente da seção romanda da Federação Suíça dos Cegos (FSA, na sigla em francês), e Philippe Racine, decorador-criador que trabalha há 15 anos com a Escola de Engenheiros do Valais (sudoeste da Suíça).
"Com Jean-Marc, falamos de todas as novidades que saem para os cegos, das máquinas de café aos relógios e fogões, do ponto de vista prático ou dos manuais", conta Philippe Racine. Ele também me considera como consultor em estética. É importante. Não porque é feito para os cegos que um objeto deve ser feio."
Ao longo das discussões, os dois homens falavam sempre da questão do braile. Jean-Marc Meyrat notava que era cada vez mais difícil motivar as pessoas a aprender o alfabeto, por ser mais fácil "ler" um texto através de uma síntese vocal no computador.
"No começo da informática para cegos, pensávamos que ela iria substituir o braile", explica Philippe Racine. "Mas a síntese vocal não permite aprender a ler nem a escrever. Para isso, a única solução é o braile."
O "reflexo computador"
No entanto, ficava a constatação: em dois séculos, os métodos de ensino do alfabeto braile não evoluíram. Continua o uso das réguas com peças de madeira que o professor deve mudar a cada letra, antes de colocá-las sob os dedos do aluno.
"Para os jovens da geração dos jogos eletrónicos, que têm praticamente o reflexo do computador no sangue, era preciso dinamizar o método", diz Philippe Racine.
Mouskie também é destinado aos deficientes visuais que perdem a visão e aos que nada veem. Digita-se um "f" no teclado, a letra aparece grande na tela, ao lado da transcrição em braile; a síntese vocal diz "f" e o utilizador sente sob os dedos os pontos que compõem a letra.
Para isso, ela coloca o dedo sobre uma pequena régua situada à frente do "mause", onde os pontos sobem e descem em função da letra solicitada.
Rápido e fácil
"Além do aspecto lúdico, a grande vantagem desse sistema é a velocidade", explica o inventor. Podemos passar de uma letra a outra quase instantaneamente e é fato que a memorização tátil é muito dependente da velocidade de execução."
Resultado: Mouskie permite dividir por cinco ou seis o tempo necessário à aprendizagem do braile.
"As pessoas se enganam frequentemente e acreditam que aprender o braile é aprender uma nova língua, enquanto é apenas um alfabeto", explica Philippe Racine, que aprendeu "bem facilmente".
Mouskie revela-se ainda uma excelente preparação psicológica para as pessoas ameaçadas de cegueira completa. A aprendizagem precoce do braile lhes permite imaginar com mais serenidade a última fase da deficiência e de se tornarem autônomas mais rapidamente.
Um sucesso potencialmente mundial
Da maneira como se apresenta atualmente, o produto Mouskie é o resultado de três anos de trabalho, com o apoio gratuito dos técnicos em informática da empresa NetAtelier e do desenhista Jean-Maurice Varone.
A escola de engenheiros do Valais fez a parte eletrônica, mas cobrou. Sem qualquer ajuda pública, Philippe Racine investiu 300 mil francos suíços de seu próprio bolso.
Posteriormente, ele foi às feiras especializadas de Frankfurt, Varsóvia, Londres e Genebra, que acolhia este ano a assembleia da União Mundial dos Cegos. Em todas, o interesse foi imediato. Mouskie parece, portanto, ter um belo futuro pela frente.
A produção em série vai começar em Milão, para a parte externa do "mause", e Stuttgart (Alemanha), para a parte eletrônica e a montagem. Para a distribuição, Mouskie pode contar com as grandes associações de cegos na Suíça, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos.
Ou seja, a máquina está lançada, e o produto não tem concorrente em um mercado estimado em 200 milhões de pessoas em todo o mundo.

Vídeo de demonstração!

Sem comentários: