terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Plano de Transição para Jovens com Necessidades Especiais: guia de apoio na comunidade


O Plano de Transição para Jovens com Necessidades Educativas Especiais: Guia de Apoio na Comunidade, foi elaborado para permitir aos membros da comunidade (pessoal da escola, assistentes sociais e pessoas da comunidade) utilizarem informações e ideias que ajudem o processo de transição dos jovens com necessidades especiais.
Neste texto, a expressão jovens com necessidades especiais, refere-se a jovens que necessitam de apoios especiais para promover a sua saúde e para participar nas actividades diárias em casa, na escola e na comunidade, dados os problemas que apresentam nas seguintes áreas:
- saúde
-compreensão
- capacidades sensori-motoras
- integração social
-capacidades emocionais/comportamentais
- capacidade de auto-ajuda
Este Guia foi elaborado com os seguintes objectivos:
1. Prestar informações ao pessoal das escolas, assistentes sociais, membros da comunidade – incluindo serviços para jovens e adultos – sobre as melhores práticas e sobre os factores-chave que apoiam a planificação da transição baseada na pessoa, para jovens com necessidades especiais.
2. Apresentar ideias que apoiem a participação activa dos jovens com necessidades especiais e suas famílias no processo de transição.
3. Prestar informações que promovam uma perspectiva colaborativa no planeamento da transição.

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