quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Saúde mental dos jovens: um em cada sete apresenta distúrbio mental

O impacto da Covid-19 na saúde mental dos jovens já não é, infelizmente, novidade. O que pode ainda não saber é que um relatório da UNICEF coloca Portugal em segundo lugar de uma lista de 33 países onde as consequências desta situação estão cada vez mais presentes.

Um em cada sete jovens, com idades compreendidas entre os 10 e os 19 anos, têm um distúrbio mental, sendo que apenas 2% dos orçamentos públicos na área da saúde, estão destinados às despesas com a saúde mental. Esta realidade é de 2019, mas a pandemia deverá ter agravado a situação.

O relatório da UNICEF revela ainda que quase 46 mil adolescentes morrem de suicídio, todos os anos. A agência da ONU diz que esta é só a ponta do iceberg. Portugal faz parte da lista de 33 países analisados, em toda a Europa, no segundo lugar da lista, com 19,8% da estimativa de prevalência de distúrbio mental em rapazes e raparigas entre os 10 e os 19 anos. Em primeiro lugar surge Espanha, com 20,8%. Depois de Portugal surge a Irlanda (19,4%), Suíça (18,7%) e França (18,3%).

Antes da pandemia, já se contabilizavam cerca de nove milhões de adolescentes a viver com distúrbios mentais na Europa. Cerca de 55% dos problemas de saúde mental dos jovens, eram relativos a ansiedade e a depressão, de acordo com o relatório revelado na passada terça-feira.

Francisca Magano, diretora de Políticas de Infância e Juventude da UNICEF Portugal, disse ao Jornal de Notícias que o Plano de Recuperação e Resiliência da União Europeia deve ser claro no investimento nos mais novos, referindo que “não basta criar mais unidades de internamento”.

A responsável destaca também que as escolas devem ter um papel importante na promoção do bem-estar dos menores, afirmando que os agentes de saúde mental são todos os que lidam com crianças e jovens.

Além do impacto humano, e segundo refere o Jornal de Notícias, uma análise da London School of Economics avança que a contribuição perdida para as economias, devido a “perturbações mentais que levam à deficiência ou à morte entre os jovens” pode ascender a quase 335 mil milhões de euros.

1 comentário:

Anónimo disse...

Todos os agradecimentos ao Sr. Anderson por ajudar com meus lucros e tornar possível meu quinto saque. Estou aqui para compartilhar com você uma oportunidade incrível de mudança de vida. são chamadas de opções de negociação Bitcoin / Forex. é um negócio altamente lucrativo que pode render até $ 2.570 em uma semana com um investimento inicial de apenas $ 200. Sou a prova viva desta grande oportunidade de negócio. Se alguém estiver interessado em negociar em bitcoin ou qualquer criptomoeda e quiser uma negociação bem-sucedida sem perder, notifique o Sr. Anderson agora. Whatsapp: (+447883246472)
Email: tdameritrade077@gmail.com