segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Proposta para um Hino à Língua Gestual

No último domingo de setembro comemora-se o Dia do Surdo. Para o efeito, Manuel Miranda propõe um hino à língua gestual.

Manuel Miranda tem um filho com deficiência e é autor dos livros "Autonomia para a Inclusão" e "Tiagolas e outras estorias".

Hino à Língua Gestual 


A minha língua, está aqui 
Aqui, na minha mão. 

Na minha mão aberta 
Na minha mão fechada. 
Nos gestos da minha mão. 
Nos dedos da minha mão. 
Nos meus lábios, 
No meu olhar, 
No meu gesticular. 
No gesto largo 
Curto e apertado 
Rápido e demorado 
Ondulado como as ondas do mar. 
Gesto longo, apressado 
Lento e demorado 
Assim chego 
Onde quero chegar. 

Com os dedos da minha mão 
E com a ajuda do meu olhar 
O gesto diz 
O que tenho para dizer. 
Chego onde quero chegar. 

Ninguém me ouve, 
Mas todos me vêem. 

E nos meus dedos 
em movimentos rendilhados 
Polegar alargado 
Apontador bem levantado 
Uns encolhidos 
outros dobrados. 
Em movimentos repetidos 
Com os dedos a rodar 

Assim faço as letras do abecedário 
Letra a letra 
Até o alfabeto terminar. 

Ninguém me ouve. 
E em silêncio 
Ninguém me impede de conversar. 
Com olhos amigos 
em mim fixados 
com convicção, comunico 
E com energia digo 
O que tenho para dizer. 
Ninguém me impede 
De minha opinião ter. 
Com os lábios apertados 
para a frente alongados 
Ou para dentro recolhidos 
Assim ando eu… 

Em silêncio!... 

Mudo!... 

Neste mundo a comunicar 
Também a cantar e a dançar 
E nas minhas orações 
Com devoção, a rezar!

Sem comentários: