quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Sobredotado: Domina conceitos complexos


Com apenas quatro anos já lia e escrevia. Um livro que leu sobre o nascimento do Universo suscitou-lhe o interesse pela Astronomia. Hoje, com sete anos, André Roque, natural de Braga, já deu 15 palestras sobre o Universo. A grandeza das estrelas e a sua magnitude fascinam-no. Além da Ciência, a Física, a Química, a Biologia e a Matemática são também áreas que o entusiasmam.
Desde pequeno que troca os brinquedos pelos livros. No dia-a-dia gosta de estudar e aprofundar o que lê nas obras que colecciona. "Gosto de brincar, mas fico melhor a ler livros. Adoro aprender", diz. A mãe, Cíntia Roque, professora de Educação Especial, define o filho como uma "criança perfeccionista e curiosa que está sempre à procura de saber mais". "Para onde quer que vamos, leva sempre um livro atrás", conta.
André Roque deu uma palestra sobre a origem do Universo no Museu da Ciência, em Lisboa, perante cerca de meia centena de curiosos. De postura segura e olhar penetrante, descreveu as características dos planetas que compõem o Sistema Solar, que define como "o nosso cantinho no Universo". Os comentários espontâneos de André durante a palestra, característicos de uma criança de sete anos, suscitaram algumas gargalhadas entre a plateia que assistia com admiração às explicações.
André Roque frequenta o 4º ano na Escola de Lamaçães, em Braga, e já tem os seus objectivos profissionais bem definidos. No futuro, quer ser cientista e neurocirurgião para criar nanobotes (pequenos robôs) e levá-los até Marte para explorar a atmosfera do planeta vermelho.
DIA-A-DIA PREENCHIDO
Aprender é a maior paixão de André Roque e é ao estudo que dedica grande parte do seu tempo livre. Consulta diariamente dezenas de livros para relacionar conceitos e contrastar teorias das áreas que mais curiosidade lhe despertam.
O que aprende nos livros tenta colocar na prática com pequenas experiências que organiza. Entre os livros e as experiências, o pequeno André consegue ter ainda tempo para actividades lúdicas como a música, a natação e o atletismo. Gosta também de passear, de ver museus e exposições. Quando brinca, prefere os jogos de lógica ao futebol ou aos jogos de PlayStation.


CM online

Sem comentários: