quinta-feira, 28 de maio de 2009

Descoberta menina "criada" por cães e gatos

Agentes da protecção da infância descobriram em Chita (Sibéria oriental) uma menina de cinco anos que foi "criada por vários cães e gatos" e "só fala a linguagem dos animais", anunciou ontem a polícia local.

A menina foi encontrada num apartamento degradado onde viviam também os pais e os avós, mas ninguém se ocupava dela. Nunca teve ordem para sair, nunca aprendeu a falar e tenta comunicar ladrando.

"Durante cerca de cinco anos ela foi criada por vários cães e gatos, e nem uma só vez saiu", disse a polícia de Chita num comunicado.

Quando foi descoberta, ela "atirava-se às pessoas como um cãozinho".

"Durante todos estes anos, só aprendeu a linguagem dos animais", acrescentou a polícia, precisando, contudo, que compreendia o russo embora sem o falar.

A menina foi colocada numa instituição onde recebe ajuda médica e psiquiátrica mas, segundo a polícia, ela "atira-se contra a porta e ladra" quando o pessoal que a trata deixa o quarto.

"A menina não come com a colher, põe-na de lado e lambe", conta uma responsável desta instituição, Nina Emeltchougova, à cadeia de televisão russa Rossia.

Segundo a televisão, a família da criança vivia praticamente isolada no seu apartamento.

"Estes vizinhos são verdadeiramente anti-sociais. Só saem de noite para não encontrar ninguém", disse uma das vizinhas, Nina Novikova, sobre a família.

O comunicado da polícia chama à menina "Mowgli" como a personagem do Livro da Selva.

Em Março, o presidente russo, Dmitri Medvedev, apelou para a urgência de acabar com a violência contra as crianças. Afirmou então que 760 mil crianças na Rússia viviam em "condições socialmente perigosas".

Destak Online

Sem comentários: