quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Manual de educação financeira chega às escolas este ano lectivo

O plano nacional de formação financeira vai dar mais um passo na promoção da literacia financeira para crianças, com o lançamento de um caderno escolar dirigido aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico. O manual está pronto e vai chegar este ano letivo a cerca de 50 escolas que vão fazer parte de um projeto-piloto para avaliar a aplicação do manual na sala de aula.

O caderno, promovido pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, pretende ajudar os alunos e professores nos vários contextos curriculares de aprendizagem – nas disciplinas, nas ofertas complementares ou nos projetos escolares. O livro vai ser apresentado na sexta-feira em Faro, no teatro municipal, nas comemorações do dia mundial da poupança, que se celebra no dia seguinte, sábado.

O manual foi pensado para os alunos do terceiro e quarto anos, juntando material didático sobre o planeamento do orçamento, as despesas e rendimentos, a poupança, os riscos e as incertezas no plano financeiros, e os meios de pagamento.

Os temas seguem o Referencial de Educação Financeira, um documento orientador elaborado pelo Ministério da Educação e Ciência em parceria com o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, do qual fazem parte o Banco de Portugal (BdP), a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF). (...)

À Direção-Geral da Educação cabe selecionar as escolas que vão receber este projeto-piloto, que deverá contar com uma avaliação externa sobre a alteração de comportamentos de alunos e famílias, a partir do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). (...)

A par da formação de professores, o Ministério da Educação e Ciência já introduziu a educação financeira nas áreas facultativas de enriquecimento curricular, mas a criação de materiais pedagógicos adequados era uma das ambições do Conselho Nacional de Supervisores. (...)

Fonte: Público

1 comentário:

Unknown disse...

tenho um irmão com autismo. Isto pode ajudar:
https://youtu.be/JWK1wM_GfZg