segunda-feira, 5 de junho de 2017

À espera de Godot

Os nossos amigos mais familiarizados com o Teatro conhecem, sem dúvida, esta antológica peça escrita por Samuel Beckett. “À espera de Godot” ou na tradução do Brasil “Esperando Godot” é uma peça fantástica que se desenrola enquanto se prepara a chegada de um personagem – Godot – que afinal… não vem. 

E porque me lembrei de Samuel Beckett neste início de junho de 2017? A propósito da legislação que regulamentará o que comummente se chama a “Educação Especial”. Vejamos: durante muito tempo se criou espectativa sobre as necessárias mudanças no Dec -Lei n.º 3/2008. Estas mudanças são essenciais por várias razões: 

a) Antes de mais para devolver aos professores a palavra sobre as leis que organizam o seu trabalho. Não temos dúvida que o 3/2008 foi publicado num contexto de “obra pronta” e mesmo de “come e cala” que não ajudou a sua apropriação pelos professores e que criou evitáveis anticorpos. A promessa de uma reforma na legislação que fosse discutida e participada por todos os atores no processo educativo é, pois, uma boa notícia.

b) Passados 10 anos sobre a publicação do 3/2008 é tempo de redirecionar opções, reforçar caminhos que se mostraram promissores e abandonar outros que nos conduziram a impasses. Pensar de forma estruturada e global o sistema de apoio a alunos com dificuldades é, pois, uma necessidade. 

c) Por fim, não podemos ignorar o impacto que a publicação de uma nova legislação tem sobre a criação de “um novo fôlego” profissional. Sabemos bem que este princípio não é universal, mas muitos profissionais esperam que “lá de cima” saia alguma coisa que melhore as suas práticas profissionais e a vida escolar e pessoal dos alunos e das suas famílias. É importante também usar este potencial de mudança que é proveniente da publicação de legislação. A publicação é, pois, uma urgência. 

E no entanto…. estamos “À espera de Godot”. Nomeado o grupo de trabalho, ouvidos quem de direito, elaborado um relatório de progresso, ouvidos os outros ministérios, etc. etc. etc., estamos à espera de Godot. Na peça de Samuel Beckett, Godot não chega. Mas é uma peça… Aqui vai chegar. Vai? Quando? Qual o calendário? Alguém nos diz alguma coisa? 

David Rodrigues

Editorial da Newsletter n.º 109, maio e junho 2017, Pro-Inclusão

Sem comentários: