quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Crianças com necessidades educativas especiais ganham novo espaço na Batalha

Numa nota de imprensa, a autarquia informa que deliberou autorizar o início do processo para a cedência do edifício municipal onde funcionou a Escola Primária António Cândido da Encarnação, em Vila Facaia, à Associação Casa do Mimo, que apoia crianças com necessidades educativas especiais.

"Trata-se de um processo já iniciado há alguns meses e que agora conhece uma decisão por parte do Município da Batalha e que visa dotar o concelho com um espaço dedicado a crianças com necessidades educativas especiais e que requerem cuidados adequados às suas diferenças", refere.

A Associação Casa do Mimo apoia crianças com necessidades educativas especiais, "com diversas finalidades de solidariedade social, entre as quais se destaca o apoio a crianças e jovens com deficiência e incapacidade, assim como a promoção da sua integração social e comunitária".

Este novo espaço permitirá à associação alargar as suas atividades terapêuticas e ocupacionais, bem como aumentar o número de alunos beneficiários.

Com uma área total de 1.056 metros quadrados, incluído o espaço envolvente, o edifício da antiga escola primária serve atualmente de depósito de apoio ao Museu Municipal, que será reconduzido para outro espaço municipal, "melhorando também as condições de acondicionamento, conservação e registo de algumas das peças afetas aquele espaço museológico", refere a autarquia.

Segundo o Município, a Associação "já desenvolve um relevante trabalho enquanto centro de atividades lúdico-pedagógicas para crianças e jovens com necessidades educativas especiais, na Batalha, com valências em vários domínios como o apoio ao estudo, fisioterapia, terapia da fala, educação especial, musicoterapia, psicomotricidade, terapia ocupacional, entre outras".

Citado na nota de imprensa, o presidente do Município da Batalha, Paulo Batista Santos, afirma que se "cumpre mais um importante objetivo no apoio à inclusão social de crianças e jovens especiais e que por esta via irão dispor de um espaço amplo e melhorado para as suas atividades".

"Trata-se de uma decisão que mereceu um amplo consenso na vereação e que reconhece o trabalho extraordinário da Associação Casa do Mimo no apoio e formação de crianças com necessidades educativas especiais", acrescentou.

Fonte: DN por indicação de Livresco

Sem comentários: