terça-feira, 21 de outubro de 2014

Quando eles pedem para ir sozinhos para a escola

A partir de que idade se deve deixar ir uma criança sozinha a pé para a escola? Esta é uma questão que preocupa muitos pais.

Leonor começou por "ir levar o lixo", enquanto a mãe Rita a observava da varanda. Meses mais tarde já podia ir comprar pão, desde que telefonasse quando chegasse à padaria. No ano passado, aos 10 anos, ganhou o direito à autonomia na hora de ir e vir da escola.

Começou por ir a pé no fim das aulas para o centro de estudos, como todos os colegas faziam, até que a mãe deixou de insistir para ir levá-la à escola. Afinal, ficava apenas a 300 metros de casa. No início, tinha de telefonar assim que chegava, mas este ano já não tem de o fazer. "Ela queria independência e, aos poucos, conquistou a minha confiança", diz Rita Mendes, de 35 anos.

Os especialistas dizem não há uma idade ideal, pois tudo depende da maturidade da criança, do local onde vive, do percurso que terá de fazer. "Não posso dizer qual a melhor altura. Uma vila pequena não oferece os mesmos riscos que uma cidade maior, por exemplo", diz o psicólogo José Morgado.
 
In: DN por indicação de Livresco

Sem comentários: