sexta-feira, 31 de outubro de 2014

PAIS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAS TAIPAS REIVINDICAM MAIS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Os pais do Agrupamento de Escolas das Taipas estão a promover um abaixo-assinado. O objetivo é reivindicar a colocação de mais professores [de educação] especial. 
"No Agrupamento de Escolas das Taipas existem, atualmente, sessenta e cinco alunos com necessidades educativas especiais de caráter permanente sendo certo que este número pode aumentar em função da reavaliação de outros educandos, distribuídos pela educação pré-escolar e pelos demais ciclos de ensino da competência do Agrupamento", sustentam os pais na petição enviada ao Ministro da Educação. 
Na missiva enviada a Nuno Crato, os encarregados de educação dizem não aceitar "estas decisões em que todos perdem: os alunos, já fragilizados pela natureza da sua diferença; as famílias, a escola, os professores e comprometem, definitivamente, a assunção da escola como lugar de inclusão, de igualdade e de realização civilizacional".

In: Guimarães Digital por indicação de Livresco

Comentário:

Como já referi em alguns comentários a notícias anteriores, infelizmente as estruturas do Ministério da Educação e Ciência (MEC) fazem "ouvidos de mercador" às solicitações das escolas, designadamente no problema já anual da colocação de professores de educação especial. 
No final de cada ano letivo, face aos alunos com necessidades educativas especiais da rede escolar dos agrupamentos, são solicitados professores de educação especial para o ano seguinte de forma a fazer face às necessidades e à cobertura de todos estes alunos. Numa atitude de desconfiança e de desconhecimento absoluto da realidade de cada agrupamento, o MEC ignora as solicitações sem qualquer argumento, pelo publicamente conhecido. 
Nesta luta aparentemente desigual entre as direções dos agrupamentos e o MEC, os pais podem e devem assumir uma postura reivindicativa na medida em que mais facilmente são ouvidos e atendidos!

Sem comentários: