quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Número de alunos por turma volta ao parlamento

A oposição retoma na quinta-feira diferentes iniciativas para limitar o número de alunos por turma, e por professor, reiterando que as salas sobrelotadas prejudicam a qualidade do ensino.
Em plenário estarão em discussão projetos de lei do PEV, do PS, do PCP e do BE.
Os Verdes alertam que turmas com 30 alunos, como existem atualmente, representam "uma maior dificuldade" para professores e alunos no acompanhamento das matérias, proporcionando "um desgaste inquestionável".
Do 1.º ao 4.º ano, são propostas turmas com um máximo de 19 alunos e no 2.º e 3.º ciclos o PEV defende que não devem ser mais de 20 alunos na mesma sala. No ensino secundário, o projeto de 'Os Verdes' contempla um máximo de 21 alunos ou 19, se forem cursos profissionais.
O PS quer um máximo de 24 alunos no 1.º Ciclo e de 28 do 5.º ao 9.º ano. Para o secundário, propõe que sejam necessários pelo menos 24 alunos para abrir uma turma, que no caso dos cursos profissionais passa a 18.
O PCP quer também melhorar as condições de ensino e aprendizagem através da redução do número de alunos por turma, defendendo um máximo de 19 alunos no 1.º Ciclo ou 15 se integrar alunos com necessidades especiais (máximo de dois). Do 5.º ao 9.º, defende um máximo de 20 alunos, sendo que cada docente "não pode lecionar simultaneamente" mais do que cinco turmas, num limite máximo de 120 alunos. No ensino secundário, o limite é fixado em 22 alunos.
O BE pretende que no 1.º Ciclo as turmas tenham, no máximo, 20 alunos e que o professor só tenha uma turma. No 2.º e 3.º ciclo, o número máximo de alunos a atribuir a um docente deve depender da carga horária semanal das diferentes disciplinas, segundo o BE.

In: CM por indicação de Livresco

Sem comentários: