sábado, 4 de outubro de 2014

Estudo europeu conclui que TIC obrigam a repensar papel do professor

Um relatório publicado hoje pela Comissão Europeia conclui que os principais desafios para a educação na região passam pelas Tecnologias da Informação e Comunicação.

A análise permitiu concluir que os grandes desafios da Europa neste domínio passam pelas baixas competências digitais dos alunos e pela necessidade de integrar de facto as TIC nos processos de ensino. Sublinha-se que todo o desenvolvimento tecnológico em torno da educação, patente hoje e previsto para os próximos anos, exige que o papel do professor seja repensado. 

Este Horizon Report Europe: 2014 Schools Edition identifica ainda que, no curo prazo os media sociais vão banalizar-se na educação e que no médio prazo vão usar cada vez mais recursos educativos abertos, capazes de favorecer a combinação entre ambientes de aprendizagem físicos e virtuais. Também se defende que o ensino online beneficiará de um evolução significativa nos próximos cinco anos. 

No que se refere às tecnologias com maior potencial para gerar impacto na vida dos estudantes e das escolas, o estudo destaca a cloud e a utilização de tablets. Também se defende que os jogos de computador estarão cada vez mais integrados no ensino e que daqui a dois ou três anos sejam parte integrante dos programas curriculares.

Têm como principal mais-valia o contributo que podem dar ao desenvolvimento de competências sociais e o facto de permitirem simular cenários e poderem dar um contributo na compreensão de questões como o racismo ou as desigualdades. 

O estudo é da autoria do New Media Consortium e é o primeiro relatório do género, focado na análise de tendências tecnológicas e do seu impacto nas escolas e na educação durante os próximos cinco anos. Foi construído com base na opinião de 50 especialistas de 22 países europeus.

In: Tek Sapo por indicação de Livresco

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