segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Estigma sobre a doença mental tem que deixar de existir na sociedade

"Não existem doentes mentais, existem pessoas que são, pontualmente, portadoras de uma doença e que são acompanhadas, melhoram e fazem as suas vidas como todos os demais. Isto é a prova que não faz sentido que, em pleno século XXI, exista estigma sobre o doente mental". A mensagem foi vincada por Luisa Delgado, diretora do Serviço de Psiquatria do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) durante a cerimónia de inauguração da "IntegrARTE", uma exposição de trabalhos artísticos de vários utentes do ambulatório da Psiquiatria do CHMT, inaugurada em Tomar, na sexta-feira, 10 de Outubro, a propósito do Dia Mundial da Saúde Mental.

"Esta exposição nasce do facto de nós, profissionais de saúde, termos verificado que várias pessoas que acompanhamos tinham uma forte ligação à expressão artística e achamos interessante juntar estes trabalhos e mostrá-los à comunidade", justificou, por seu turno, a enfermeira especialista Paula Carvalho que trabalha no ambulatório de Psiquiatria,

O convidado especial da iniciativa, que contou com a presença de vários convidados, foi o artista plástico e mediador cultural Miguel Horta, que leu uma história da sua autoria intitulada "Quando as mãos fazem, a cabeça ri...". A mostra está patente na Galeria IPT - Centro de Arte e Imagem, que funciona na Avenida Cândido Madureira, em Tomar, até ao dia 24 de Outubro, de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 12h30 e das 14h às 16h30.
 
In: O Mirante por indicação de Livresco

Sem comentários: