segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Ainda da falta de docentes de educação especial

A saga da falta de professores de educação especial continua. Por outro lado, o Ministério da Educação e Ciência (MEC) ainda não disponibilizou os critérios subjacentes ao apuramento do número de docentes atribuído a cada agrupamento. Como referi em texto anterior, o MEC tem agido com total descrédito para com as direções dos agrupamentos ao não corresponder às suas solicitações, ignorando os pedidos de professores, designadamente de educação especial.

Para ilustrar, uma vez mais a situação que se vive nas escolas, transcrevo parte do comunicado da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto.

 

(...) O caso só por si já é preocupante mas a abertura do novo ano lectivo, que aconteceu há mais de duas semanas, têm-se traduzido num constante conjunto de interrogações que deixam apreensiva toda a comunidade educativa.
Um dos exemplos mais gritantes, prende-se com a redução significativa do número de professores de ensino especial. O Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto tem três unidades de apoio a crianças com necessidades educativas especiais (entre autismo e multideficiência) e perdeu 4 dos 14 professores afectos àquela área. Embora a direcção da escola esteja a desenvolver o rocesso burocrático com vista à contratação de um terapeuta da fala, um psicólogo e um fisioterapeuta, a verdade é que a redução do número de profissionais pode comprometer o acompanhamento e respostas educativas a cerca de 80 crianças com necessidades educativas especiais do Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto, nomeadamente na continuação de projectos como o “Entre Linhas”, onde foram alcançados resultados muito significativos, valorizados em sede de avaliação externa do agrupamento e que agora, por insuficiência de recursos humanos, correm o risco de ser cancelados. 
 
Associação de Pais do Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto sublinha o espírito de abertura da direcção do Agrupamento na busca de soluções para o problema da falta de professores mas não pode deixar passar em branco a falha grave de carência de agentes educativos. (...)

Fundão, 3 de Outubro de 2014

A Direção


Retirado do blog Educação do meu umbigo


Sem comentários: