Trinta e seis escolas do concelho de Pombal vão participar num projeto de prevenção do abandono escolar, que a Associação de Empresários para a Inclusão Social (EPIS) vai desenvolver em Pombal a partir deste ano letivo. Objetivo? Que em 2020 Pombal seja “um concelho com retenção escolar 0% e sucesso escolar 100%”, explica o diretor-geral da EPIS, Diogo Simões Pereira.
O projeto, batizado de “Pombal 2020 – Geração de Sucesso!”, abrange 1.330 alunos, que iniciaram agora o 1º e 3º anos de escolaridade. Numa primeira fase, será avaliado o grau de risco escolar das crianças e, mais tarde, serão delineados programas de intervenção adaptados a cada caso. Os alunos serão acompanhados até concluírem o ensino básico.
Tudo começa com o “preenchimento de curtos questionários e execução de um conjunto de tarefas que focam aspetos fundamentais críticos para o sucesso escolar (aptidões sensoriais e psicomotoras, atenção e memória, valorização da escola e de apoio familiar, entre outros)”, explicou (...) outra fonte da EPIS.
Os resultados obtidos “estão sujeitos a um algoritmo que indica o posicionamento dos alunos”, acrescenta a responsável, explicando que é a partir daqui que são identificadas as crianças que necessitam de “intervenção específica” e desenvolvidos os planos de ação.
Os trabalhos envolvem não só os técnicos da EPIS, como os professores de 1º ciclo – que já começaram a receber formação – e seis técnicos da autarquia.
Numa fase mais avançada, as famílias das crianças poderão também ser chamadas à escola. Isto porque, apesar de a maioria das atividades de recuperação dos alunos – que serão acompanhados “em proximidade e em permanência” – decorrer em contexto de sala de aula, haverá algumas tarefas que pressupõem a cooperação dos encarregados de educação, adianta a mesma fonte.
O reforço das relações escola-aluno e escola-família é, aliás, um dos objetivos principais do programa.
A Câmara de Pombal vai investir sete mil euros na aplicação deste projeto, que a EPIS já testou no ano passado em escolas da Figueira da Foz e da Pampilhosa da Serra. O balanço do trabalho desenvolvido nestes concelhos “é francamente positivo”, assegura responsável do EPIS.
O projeto, batizado de “Pombal 2020 – Geração de Sucesso!”, abrange 1.330 alunos, que iniciaram agora o 1º e 3º anos de escolaridade. Numa primeira fase, será avaliado o grau de risco escolar das crianças e, mais tarde, serão delineados programas de intervenção adaptados a cada caso. Os alunos serão acompanhados até concluírem o ensino básico.
Tudo começa com o “preenchimento de curtos questionários e execução de um conjunto de tarefas que focam aspetos fundamentais críticos para o sucesso escolar (aptidões sensoriais e psicomotoras, atenção e memória, valorização da escola e de apoio familiar, entre outros)”, explicou (...) outra fonte da EPIS.
Os resultados obtidos “estão sujeitos a um algoritmo que indica o posicionamento dos alunos”, acrescenta a responsável, explicando que é a partir daqui que são identificadas as crianças que necessitam de “intervenção específica” e desenvolvidos os planos de ação.
Os trabalhos envolvem não só os técnicos da EPIS, como os professores de 1º ciclo – que já começaram a receber formação – e seis técnicos da autarquia.
Numa fase mais avançada, as famílias das crianças poderão também ser chamadas à escola. Isto porque, apesar de a maioria das atividades de recuperação dos alunos – que serão acompanhados “em proximidade e em permanência” – decorrer em contexto de sala de aula, haverá algumas tarefas que pressupõem a cooperação dos encarregados de educação, adianta a mesma fonte.
O reforço das relações escola-aluno e escola-família é, aliás, um dos objetivos principais do programa.
A Câmara de Pombal vai investir sete mil euros na aplicação deste projeto, que a EPIS já testou no ano passado em escolas da Figueira da Foz e da Pampilhosa da Serra. O balanço do trabalho desenvolvido nestes concelhos “é francamente positivo”, assegura responsável do EPIS.
In: Região de Leiria por indicação de Livresco
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