sábado, 18 de abril de 2015

'Bullying' deve ser prevenido pelas escolas

A psicóloga Sónia Seixas recomendou, esta quinta-feira, em Coruche, a realização de ações de sensibilização nas escolas sobre 'bullying' e 'ciberbullying', que ajudem a "desconstruir" as dinâmicas dos agressores e a ideia errada de que é "agressividade normal". 
A docente da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES), com doutoramento sobre "Comportamentos de 'bullying' entre pares bem-estar e ajustamento escolar", foi uma das oradoras do primeiro dia do "Fórum Educação e Ação Social - A Família e a Escola, dificuldades atuais", promovido pelo município e pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Coruche. 
"É preciso perceber que o 'bullying' é errado. Não é agressividade normal", alertou Sónia Seixas, identificando três características que permitem distinguir um comportamento que exige intervenção: haver intenção de provocar sofrimento, desigualdade de poder (um intimidador e um subjugado) e repetição. 
Para Sónia Seixas, é muito importante a consciencialização dos pares, frisando que, muitas vezes, não existe a consciência de que, numa situação de 'bullying', os pares com o papel de "observador externo", "possível defensor" e "defensor" são "a grande maioria na escola" e que "podem fazer a diferença, mostrando que não concordam com o abuso". 
Sónia Seixas distinguiu o 'bullying' do 'ciberbullying', um "fenómeno novo" do qual é difícil escapar, por não acontecer num lugar específico nem num horário limitado, e que, por não ser presencial, pode assumir uma gravidade maior, tanto porque o agressor, sem oportunidade de empatia, pode não se dar por satisfeito e prosseguir e até aumentar o abuso, como porque não há testemunhas. 
Segundo a docente da ESES, as primeiras manifestações de 'bullying' surgem no primeiro ciclo do ensino básico, com um caráter mais físico e verbal, vão aumentando com a idade, atingindo um pico no terceiro ciclo, quando assumem um caráter relacional. No secundário, há menos casos, mas os que existem são de maior intensidade e essencialmente de caráter sexual e com recurso às novas tecnologias.

Fonte: CM por indicação de Livresco

Sem comentários: