quinta-feira, 2 de abril de 2015

Escola australiana investigada por construir cerca para isolar criança autista

Uma escola australiana construiu uma espécie de jaula para isolar um aluno com necessidades especiais na sala de aula. O ministério da Educação do país já está a investigar o que considera ser "um espaço completamente inapropriado e inaceitável".

A estrutura, uma cerca montada dentro da sala de aula, com cerca de dois metros de lado, foi construída a 10 de março, para um aluno de 10 anos com autismo, numa escola de Camberra, a capital do país. Segundo o jornal The Canberra Times, a escola disse aos pais que se tratava de "um santuário" para a criança.

A situação foi entretanto comunicada a uma comissão de direitos humanos por um "membro da comunidade escolar" e a estrutura foi desmontada no dia seguinte, a 27 de março.

A ministra da Educação Joy Burch anunciou a abertura de um inquérito esta quinta-feira, data em que se assinala o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo. "Palavras não conseguem traduzir a minha desilusão e horror por alguém nas nossas escolas considerar que uma estrutura desta natureza aceitável", disse Joy Burch.

Em comunicado, o ministério da Educação australiano diz que é um exemplo de uma "péssima decisão e de grande gravidade". O diretor da escola foi suspenso enquanto decorre a investigação, que vai tentar apurar se o aluno foi colocado no espaço, quantas vezes e em que circunstâncias.

A diretora-geral de educação do país, Diane Joseph, explicou que ter espaços indicados para crianças com necessidades especiais é um procedimento comum nas escolas australianas - há escolas com "cantos de leitura" e outras que indicam assistentes para levar o aluno ao recreio. Mas considerou que o espaço em causa era "inaceitável".

Fonte: DN por indicação de Livresco

Sem comentários: