terça-feira, 28 de abril de 2015

Jornadas Técnicas ´FeliZcidade´

“Colocar na agenda temas essenciais, reunir parceiros, motivar colaboradores e interventores sociais em geral” foram os objetivos fundamentais das Jornadas Técnicas ´FeliZcidade´, organizadas pela NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente, a 23 de abril. O Auditório Municipal Augusto Cabrita recebeu perto de 100 participantes numa iniciativa bienal que esta instituição pretende, “sem dúvida”, manter para o futuro.

Na procura de transmitir contributos para os participantes, para as instituições e para a pró-pria sociedade, a Direção da NÓS escolheu para estas jornadas “um tema crucial”. “A Felicida-de, a ‘Feliz cidade’, colocou o bem-estar das pessoas que atendemos e de nós próprios em primeiro lugar, mais do que qualquer outro objetivo pedagógico, terapêutico ou técnico”, salienta Humberto Candeias, diretor técnico da NÓS.
Na opinião deste elemento da Direção da Associação, o papel da NÓS enquanto “construtora de contextos” também “saiu valorizado nesta perspetiva da ‘feliz cidade’ e da importância que o meio tem para a participação e relação entre todas as pessoas”. “A reflexão sobre o nosso papel enquanto cidadãos, também foi particularmente interessante. Todos temos deveres cívicos na construção de uma comunidade mais inclusiva. Qual é o nosso papel, nas políticas locais e nacionais neste domínio?”, aponta, questionando, Humberto Candeias.
Inserida na Semana da Mobilidade em Portugal do Projeto Comenius ‘Whistling to school in Europe’ e nas ações reflexivas de ‘A Cidade dos Afetos’, esta atividade pretendeu partilhar, refletir e construir significados em torno da busca da ‘FeliZcidade’, com um olhar específico sobre a comunidade e os profissionais que todos os dias potenciam pertença e relação. As Jornadas Técnicas ‘Em busca da FeliZcidade - O que acontece quando nos sentimos parte’ contaram, por isso, com a rica colaboração de profissionais com contributos na área dos apoios centrados na pessoa, da pertença e saúde, da investigação na felicidade e bem-estar e da motivação de profissionais no contexto educativo: Rudy de Jonge, da Escola De Smalle de Bruges (Bélgica), Mário Pereira, da ASSOL - Associação de Solidariedade Social de Lafões (Oliveira de Frades), Teresa Freire, da Universidade do Minho, Mário Durval, coordenador da Unidade de Saúde Pública Arnaldo Sampaio do ACES Arco Ribeirinho, e Vera Silva, da Associação NÓS.
As Jornadas Técnicas ´FeliZcidade´ incluíram, de igual modo, as importantes intervenções de Humberto Candeias, diretor técnico da Associação NÓS, de Carlos Humberto, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, e de Ana Clara Birrento, diretora do Centro Distrital da Segu-rança Social de Setúbal. Para a realização desta iniciativa, a NÓS contou com o apoio da Câma-ra Municipal do Barreiro e a moderação de Francisco Alves Rito, diretor do jornal Diário da Região.
Realizadas há cerca de dois anos, as jornadas técnicas da NÓS procuram, em geral, ser “um momento de divulgação, reflexão e debate sobre a intervenção social da instituição, bem como de outras entidades de referência”, conforme salienta a Direção. Refira-se que a primeira iniciativa teve lugar a 31 de maio de 2013, na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, subordinada ao tema ‘Todos Nós…’.

Fonte: Rostos por indicação de Livresco

Sem comentários: