sexta-feira, 10 de abril de 2015

Indisciplina. 400 alunos forçados a mudar de escola

Desde 2012, 400 jovens foram transferidos de escola devido a comportamentos graves e reincidentes. A medida mais discutida então, o castigo aos pais com multas e recusa de subsídios, não foi aplicada.

Desde 2012-13, ano de entrada em vigor do novo Estatuto do Aluno e Ética Escolar, foram punidos com a transferência de escola 400 alunos. Em causa estão situações particularmente graves, geralmente associadas a comportamentos violentos que vão além de um ou outro ato isolado. Já as multas aos pais - uma novidade polémica destas novas regras - acabaram por não ser aplicadas em qualquer caso, segundo dados enviados ao DN pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC).

"Normalmente, quando há agressões graves - nomeadamente a professores -, faltas de comportamento mais graves, a primeira medida que as escolas adotam até é a suspensão, durante três a cinco dias", explica Jorge Ascenção, presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap). "Se há reincidência, acabam por propor a transferência de escola, numa perspetiva de que a mudança possa ajudar a alterar o comportamento do aluno."

Fonte: DN

Sem comentários: