terça-feira, 30 de setembro de 2014

JOGOS INTERATIVOS DA LEITURA

A Câmara Municipal de Matosinhos tem vindo a apostar ativamente na promoção do sucesso escolar. A identificação e intervenção atempadas no âmbito da aprendizagem da leitura e da escrita têm sido uma prioridade, dado tratar-se de um domínio transversal e potenciador da igualdade de oportunidades entre todos.

Neste âmbito, tem vindo a ser desenvolvido o projeto “A Ler Vamos…”, que conta com 8 oito anos de implementação e direciona a sua ação principal para a promoção de competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita, na educação pré-escolar.

Para além da ação direta em contexto escolar, com crianças, docentes e encarregados de educação, a autarquia investiu, em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares e a Universidade do Minho, na construção de uma plataforma online direcionada para a promoção de competências de literacia emergente, de hábitos e dinâmicas familiares das crianças em idade pré-escolar, bem como de atitudes positivas face à leitura e à escrita.

A plataforma online, denominada de “Jogos Interativos da Leitura”, está alojada no site da autarquia e é de livre acesso. Inclui oito histórias da autora Luísa Ducla Soares apresentadas em formato áudio e um conjunto de jogos digitais.

Os “Jogos Interativos da Leitura” serão apresentados pelo Presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, na próxima quinta-feira, 2 de outubro, pelas 18h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

In: Local.pt por indicação de Livresco

Sem comentários: