domingo, 7 de setembro de 2014

Porto Editora disponibiliza gratuitamente versões digitais dos manuais escolares

Todos os alunos que compraram manuais escolares do Grupo Porto Editora vão ter acesso gratuito, a partir de 15 de Setembro, às respectivas versões digitais, as quais foram desenvolvidas para se adaptarem a uma utilização quer no computador quer em tablets, anunciou a editora este sábado em comunicado.

Esta é uma iniciativa inédita em Portugal e constitui uma aposta sem precedentes na promoção do uso de novas soluções tecnológicas em contexto educativo, «uma vez que beneficiará directamente muitos milhares de alunos do 1.º ao 12.º anos de escolaridade».

Com um investimento superior a dois milhões de euros, este projecto do Grupo Porto Editora começou a ser desenvolvido há um ano e prolongar-se-á por três anos lectivos, a começar por este que agora se inicia (2014/2015),envolvendo uma equipa multidisciplinar de duas centenas de profissionais.

Na linha do que é defendido por diversas instituições e especialistas internacionais, o objectivo desta iniciativa é promover a complementaridade entre os manuais em papel e a exploração da componente digital, permitindo ao aluno desenvolver métodos de aprendizagem mais flexíveis e adaptáveis aos diferentes contextos, contribuindo assim para o seu sucesso.

O acesso ao e-manual é proporcionado pelo livro em papel. No interior dos manuais do Grupo Porto Editora que estiveram (e ainda estão) à venda nas livrarias encontra-se um código, que deve ser introduzido no site www.escolavirtual.pt. Este registo pode ser feito através de PC ou de um tablet – e foi a pensar nestes dispositivos móveis que a equipa deste projecto desenvolveu Apps para iOS e Android que podem ser descarregadas também gratuitamente. Feito o registo, o e-manual fica automaticamente disponível e pode inclusivamente ser utilizado offline.

Estes e-manuais apresentam várias ferramentas extremamente úteis para os alunos. Desde a possibilidade de aceder directamente à página que se pretende através do índice remissivo, até à pesquisa rápida e eficiente por palavra ou expressão, sendo também interessante o facto de o aluno poder criar destaques classificados por nível de importância, adicionar notas às páginas do e-manual associando textos ou links, ou até utilizar a ferramenta de desenho para ampliar/diminuir o tamanho da página com recurso ao instrumento de zoom.

In: Diário Digital por indicação de Livresco

Sem comentários: