domingo, 21 de setembro de 2014

"Uma creche não pode ser mais cara do que um curso superior"

Uma família de classe média não devia pagar mais por uma creche do que por um curso superior, critica o Conselho Nacional de Educação (CNE), que alerta para "grandes carências" de oferta do pré-escolar na grande Lisboa e Algarve. A ideia é reiterada por David Justino, presidente do CNE e ex-ministro da Educação, na introdução do relatório Estado da Educação 2013, hoje divulgado.

Para o antigo governante, "merece destaque" que o país já tinha atingido a meta europeia para 2020 de 94% de pré-escolarização, mas o "patamar atingido não pode aliviar o esforço de universalização deste nível de educação, especialmente quando existem zonas com grandes carências, nomeadamente a área metropolitana de Lisboa e o Algarve, onde as taxas de pré-escolarização são mais baixas".

Numa altura em que o país discute a necessidade de incentivar a natalidade, e em que a tendência de queda de população não dá sinais de inversão, David Justino defendeu que "é cada vez mais urgente estruturar uma política integrada para a infância". "Não é compreensível que uma família da classe média pague mais por uma criança na creche ou jardim-de-infância dos sistemas não públicos do que por um jovem a frequentar o ensino superior", criticou.

In: CM por indicação de Livresco

Sem comentários: