quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Programa de atividades para famílias com crianças com necessidades educativas especiais prossegue em Torres Vedras

Sentir Especial é um programa de atividades educativas e culturais criado pela Câmara Municipal de Torres Vedras para públicos com necessidades educativas especiais.

Com um enfoque especial nas famílias, este programa cruza diferentes linguagens artísticas como a música, a literatura e as artes performativas (por meio da dança ou de simples expressões corporais).

A conjugação destas linguagens constitui-se como um suporte para trabalhar diversos conceitos-base que fazem parte do dia-a-dia de famílias com elementos com necessidades educativas especiais, como “o eu”, “o rosto”, “os sentimentos”, “a palavra”, “o som” e a “dicção”.

Pretende-se com este programa proporcionar momentos especiais e de cumplicidade entre os membros das famílias participantes, e promover a relação entre as diferentes famílias participantes, que sustente uma partilha para além deste “Sentir Especial”…

As próximas ações previstas no âmbito deste programa são as seguintes:

27/9 | 21h30 | Espetáculo de Dança Sexto Sentido | Teatro-Cine de Torres Vedras

“Que corpo é este? Uma nova perspetiva. Limitado fisicamente mas ilimitado de afeto” é o mote para este espetáculo coproduzido pela associação ILÚ e o Teatro-Cine de Torres Vedras, em que se usou “a deficiência aos seus vários níveis como ponto de partida e base primária para a exploração e desenvolvimento da criação. Olhamos para as potências do corpo e não somente para as suas limitações descobrindo o que nos aproxima e distingue nos/dos movimentos, no tempo e no espaço. E à chegada, o passaporte para o afeto ilimitado, fruto do desenvolvimento da consciência corporal, da criatividade, da socialização, da comunicação e autonomia de todas as pessoas envolvidas (…) naturalmente organizadas de acordo com as suas habilidades artísticas e não de acordo com a presença ou ausência de deficiência assim possibilitando e oferecendo um autêntico e novo momento de comunicação, partilha, aprendizagem e desenvolvimento”.

Ficha técnica e artística

Coordenação: Eliana Campos e Gonçalo Lobato

Cocriação: Eliana Campos, Gonçalo Lobato e alunos da Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras

Coprodução: ILÚ / Academia Espaço Dança / Teatro-Cine de Torres Vedras

4/10 | 15h30 | Oficina O conto e o canto, o reconto e o recanto de uma história musical | Biblioteca Municipal de Torres Vedras

História musicada a partir da obra “A floresta d`água” do compositor Jorge Salgueiro por Pedro Simão Vaz (musicólogo e mestre em educação especial).

A temática desta oficina prende-se com a necessidade de proteger o meio ambiente e a natureza. Será contada uma história, acompanhada do toque de diferentes instrumentos e da audição de diversos excertos musicais e outros cantos e canções, o que ajudará à compreensão da mesma.

A ligação de diversos acontecimentos distintos é essencial quando se trabalha com crianças com necessidades educativas especiais, sendo uma boa maneira de exercitar o seu cérebro e consequentemente os seus pensamentos. Daí a escolha desta temática, desta história e de todos os recursos musicais a ela ligados, sendo que a música terá uma grande influência nas relações da mesma. Fundamentais serão também as interações que se estabelecerão entre as crianças e os respetivos acompanhantes e que serão igualmente abordadas pelo formador.

14/11 | 15h30 | Oficina Musical Burros | Biblioteca Municipal de Torres Vedras

Nesta oficina ouvir-se-á a história “Burros”, do escritor Adelheid Dahimène, musicada também por Pedro Simão Vaz.

As crianças participantes terão à sua disposição instrumentos musicais e outros meios de produção sonora que poderão mexer, experimentar e tocar mediante os acontecimentos que vão percebendo ao longo da contação da história.

As interações entre as crianças e os seus acompanhantes são de suma importância para que se consiga estabelecer um bom rumo na continuação da história e no decurso da música que esta vai subentendendo.

Através destas relações pessoais e explorações musicais a criança vai libertando tensões e emoções recalcadas, melhorando o seu bem-estar social e mesmo familiar.

7/12 | 11h | Oficina musical Escutas Divertidas e Danças Coloridas | Teatro-Cine de Torres Vedras

Nesta oficina musical também orientada por Pedro Simão ir-se-á dançar. Mediante a escuta de diversas obras de grandiosos compositores barrocos, clássicos, românticos e contemporâneos, dos quais se destacam Vivaldi, Haydn e Schubert, ir-se-á abordar a dança nos mais diversificados aspetos (corporais, cerebrais, afetivos, relacionais…).

Sendo a dança uma ligação essencial para com as crianças com necessidades educativas especiais (estimula o movimento criativo e espontâneo do seu corpo, incentiva a comunicação e a interação entre as mesmas, proporcionando ainda confiança no que respeita à sua atitude corporal), será de suma importância abordá-la e trabalhá-la.

Com o auxílio do formador bem como através das relações que se travarão entre as crianças em si e entre estas e os seus acompanhantes, sendo a dança o principal meio favorecedor das mesmas, esta será um ótimo meio para uma abertura corporal, afetiva e relacional.

Estas três últimas oficinas estão limitadas a seis famílias de crianças com necessidades educativas especiais com idade a partir dos seis anos. As inscrições devem ser efetuadas com um mínimo de cinco dias de antecedência (n.º de telefone: 261 310 460 / e-mail: bmtv.servico.educativo@cm-tvedras.pt).
 
In: Local.pt por indicação de Livresco

Sem comentários: