sexta-feira, 8 de maio de 2015

IPG no Dia Europeu do Desporto Integrado

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai participar, no "Dia Europeu de Desporto Integrado", que será comemorado, a 23 de Maio, em 12 cidades italianas.

Este evento terá a participação de 12 países europeus, em dez modalidades de desporto integrado. O objetivo desta iniciativa, realizada no âmbito do Programa Erasmus+, é o lançamento das bases para o estabelecimento das regras dos Desportos Integrados.

Segundo a coordenadora do projeto, Carolina Vila-Chã, a participação do IPG pode considerar-se um passo importante para o reconhecimento nacional e internacional do curso de Desporto.

O Instituto Politécnico da Guarda foi convidado a integrar o projeto de disseminação e implementação do dia Europeu do Desporto Integrado, liderado pelo Centro Sportivo Educativo Nazionale de Itália e cofinanciado pela União Europeia. “Este projeto visa o desenvolvimento de um novo conceito de integração social através da promoção do desporto, permitindo a experimentação e disseminação do desporto integrado. Trata-se do primeiro evento internacional dedicado ao desporto integrado, modelo de atividade nascente que, embora de natureza competitiva, assenta em valores essencialmente cooperativos”, adiantou Carolina Vila Chã.

“Com efeito, os seus principais objetivos centram-se no estreitamento das relações sociais e na coesão de grupos constituídos por pessoas com diferentes caraterísticas e capacidades, dos dois géneros, portadores e não portadores de deficiência”, acrescentou-nos esta docente da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do IPG. Para Carolina Vila-Chã, coordenadora nacional do projeto, “a importância internacional desta iniciativa foi devidamente reconhecida pela União Europeia que, de cerca de 400 propostas apresentadas no âmbito do Desporto e Juventude apenas aprovou três, entre os quais o Dia Europeu do Desporto Integrado”.

Como nos afirmou, “o Instituto Politécnico da Guarda está desde a primeira hora neste projeto, tendo participado numa das reuniões preparatórias, realizada em Roma, de 20 a 23 de Março, aquando da maratona realizada na capital italiana, tendo sido representado pelo Prof. Doutor Pedro Esteves, docente do curso de Desporto”. Nessa altura, foram definidos e uniformizados regulamentos e procedimentos estratégicos de dinamização e difusão do Desporto Integrado a nível europeu.

De referir que a concretização e implementação dia Europeu do Desporto Integrado ocorrerá em Itália, de 21 a 24 maio; a iniciativa contará com 16 delegações - uma de cada instituição que integra o projeto - estando previstas várias atividades cerimoniais e desportivas, com impacto internacional.

No dia 22 de Maio, um pouco à semelhança da abertura dos jogos olímpicos, este evento iniciar-se-á com o desfile das delegações de todos os países, no Estádio Olímpico de Roma, perante as autoridades desportivas italianas.

O ponto alto do programa será a 23 de maio, o Dia Europeu do Desporto Integrado, e compreenderá jogos e demonstrações em 10 modalidades desportivas, regidas pelas regras do desporto integrado, entre as quais pode referir-se a dança, a equitação, o futebol, o futsal, o judo, o karaté, o ténis de mesa e o tiro com arco. Nesse dia, as atividades decorrerão, simultaneamente, em 12 cidades, dispersas por todo o território da Itália, do norte ao sul e ilhas.

Por sorteio prévio, ficou determinado que a atuação da delegação do Instituto Politécnico da Guarda, única portuguesa, acontecerá em Pescara, cidade com cerca de 115 mil habitantes, situada na costa oriental, quase à latitude de Roma; Crotone, com cerca de 60 mil habitantes, ao sul, e Messina, com 215 mil habitantes, no note da Sicília. Para o efeito, a representação portuguesa será dividida em três equipas, que atuarão nas modalidades de dança, futebol e karaté.

A participação portuguesa, num total de 21 elementos, será constituída por docentes e alunos do curso de Desporto do IPG bem como por atletas portadores de deficiência e técnicos de quatro instituições do distrito da Guarda: a ADM Estrela, de Vale de Estrela, AFACIDASE, de Manteigas, a ASTA, de Almeida, e a CERCIG, da Guarda. Cada uma destas instituições, indicadas pela ATIVA (Associação Distrital de Desporto, Lazer e Cultura para Pessoas com Deficiência da Guarda), será representada por dois praticantes, acompanhados por um técnico.

“Esta integração permite vivências mais ricas e pretende-se que as instituições colaboradoras sejam um foco de mudança no seu país, criando eventos locais e divulgação e experimentação do desporto integrado”, afirmou Carolina Vila-Chã.

A referida atividade será o primeiro passo para a criação de uma estrutura internacional que acolha, regulamente, tutele e dinamize o Desporto Integrado.

O Presidente do Instituto Politécnico da Guarda, Constantino Rei, enalteceu “a importância desta iniciativa” e congratulou-se com “a participação de uma delegação do Instituto na fase de arranque do Desporto Integrado na Europa”, acreditando na “repercussão positiva que a mesma pode vir a ter, na Guarda e na região”.

 Fonte: Correio da Guarda por indicação de Livresco
 
 

Sem comentários: