sexta-feira, 15 de maio de 2015

Gondomar lança plano para 800 crianças com necessidades especiais

A câmara de Gondomar aprovou (...) o Plano Estratégico Municipal para a Educação Especial que neste concelho do distrito do Porto abrange mais de 800 crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), apontou a vereadora da área, Aurora Vieira.

"O plano define várias ações, num olhar especial sobre as crianças e jovens com NEE. O compromisso é o de trabalhar em prol da educação, do sucesso e da integração destes jovens", referiu a vereadora da Educação de Gondomar, que falava numa reunião de câmara descentralizada que esta manhã se realizou na freguesia de Fânzeres.

Este plano estratégico tem como título "Inclusão com sustentabilidade" e como horizonte três anos (2015/17).

O diagnóstico feito à população e ao território de Gondomar mostra que estão inscritos neste concelho, de um total de 18.353 alunos que frequentam as escolas públicas, 864 crianças e jovens com NEE, o que representa 4,70% dos matriculados no ensino público.

Segundo dados do ano letivo 2014/15, o agrupamento de escolas de Rio Tinto regista o maior número de alunos com NEE (112), seguindo-se o agrupamento de São Pedro da Cova (108).

Gondomar encontram-se em funcionamento uma Unidade de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbações de Espectro do Autismo e cinco Unidades de Apoio Especializado para a Educação a Alunos com Multideficiência.

"Tendo em consideração estes dados e ainda a previsão da evolução do número de alunos no município até 2020 que prevê uma estabilização na ordem dos 21.000 o que, necessariamente provoca um novo aumento do número de alunos com NEE, considera-se necessário a elaboração de um plano", resume a proposta.

São quatro os eixos de ação previstos: formação e suporte aos agentes educativos, intervenção educativa e terapêutica, transição para a vida ativa e inclusão na comunidade, bem como acessibilidade e mobilidade. (...)

A proposta vinca, ainda, que o plano parte de princípios orientadores de documentos mundiais como a Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), a Declaração de Jomtien (1990), a Declaração de Salamanca (1994) e a Lei de Bases do Sistema Educativo (1986).

Fonte: Notícias ao Minuto por indicação de Livresco

Sem comentários: