sábado, 2 de maio de 2015

Escolas não educam crianças para os seus direitos

Programas de educação em 15 países industrializados não incluem a educação dos direitos da criança nas suas escolas, segundo novo relatório da UNICEF, que destaca que um passo fundamental para o exercício de tais direitos é conhecer e compreendê-los.

O relatório «Ensinar e aprender sobre os direitos da criança: um estudo de implementação em 26 países», da UNICEF, refere que nenhum dos países estudados garante que todos os professores são formados nos direitos da criança e estão familiarizados com a Convenção sobre os Direitos da Criança.

«Este relatório é um alerta para os países que ratificaram [a Convenção] para tomar as medidas necessárias que assegurem a aplicação sistemática do direito de uma criança a aprender sobre si ou os seus direitos», defendeu Gérard Bocquenet da UNICEF.

O relatório, encomendado pelo Fundo das Nações Unidas, analisou a situação e identificou os desafios em torno da educação dos direitos da criança em 26 países e territórios industrializados, incluindo em que medida os direitos da criança são incorporados em ambientes de educação formal e de formação de professores.

Fonte: Fátima Missionária por indicação de Livresco

Sem comentários: