quinta-feira, 12 de março de 2015

Muaharrem acorda num bairro que se expressa em língua gestual

No bairro de Muaharrem, um surdo que mora em Istambul, na Turquia, todos ‘falam’ língua gestual. O anúncio do novo centro de atendimento da Samsung está a tornar-se viral nas redes sociais por promover “um mundo sem barreiras” de forma emocionante.

Este é um anúncio que pode dispensar o som. Ou melhor, que deve dispensar o som.

Muaharrem, um surdo que vive numa das mais importantes cidades da Turquia, Istambul, nunca imaginou que ia viver um dia de emoções fortes quando saiu de casa, na companhia da irmã.

Durante o percurso habitual, o homem é confrontado com todo um bairro que, subitamente, se expressa em língua gestual. Quer desconhecidos, quer os lojistas do costume cumprimentam e dialogam com Muaharrem e a irmã, Ozlem, através das mãos.

Só alguns momentos mais tarde é que o surdo compreende que não estava a viver um sonho. Era a ‘cobaia’ da Samsung para anunciar o novo ‘call center’ visual: um centro de atendimento especializado para pessoas com problemas auditivos.

A surpresa de Muaharrem só foi possível porque a irmã colaborou com o gigante da tecnologia nos sete meses em que foi preparado o anúncio.

“Um mundo sem barreiras também é o nosso sonho”, explicou a técnica da Samsung, ‘conversando’ com Muaharrem através do suporte visual do novo ‘call center’.
  

 
Fonte: Pt Jornal por indicação de Livresco

Sem comentários: