terça-feira, 3 de março de 2015

Cega obtém 20 valores

Nasceu com retinite pigmentar, uma doença degenerativa que lhe afeta quase toda a visão, mas isso não impediu Ana Sofia Teixeira de concluir com excelência o mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde na Universidade de Aveiro. Teve mesmo nota máxima de 20 valores na dissertação em que revela um estudo inédito do sofrimento na deficiência visual.

A notícia foi divulgada (...) num comunicado da Universidade de Aveiro (UA). Com o lema "se os outros conseguem, eu também vou conseguir", Ana Sofia Teixeira prosseguiu sempre com os estudos até entrar em Psicologia na UA em 2008. "À medida que fui crescendo, aprendi a aceitar a minha limitação visual, a aprender a lidar com as dificuldades e a olhar-me como um ser muito especial", lembra.

O estudo que fez "mostrou essencialmente que as pessoas que apresentam mais sofrimento emocional são as que têm deficiência adquirida, as solteiras e as que percecionam que a deficiência visual interfere negativamente na sua vida". Apesar da dedicação, Ana Sofia atribui a nota 20 "ao apoio incansável de todas as pessoas" que a ajudaram.
 
Fonte: CM por indicação de Livresco

Sem comentários: