Um presente por boas notas ou bom comportamento pode ter consequências, diz estudo. O estudo, publicado no Journal of Consumer Research, afirma que as crianças que recebem mais bens materiais como recompensa podem tornar-se mais materialistas.
Os investigadores Marsha Richins e Lan Nguyen perguntaram aos adultos como é que eles eram recompensados ou castigados – por comportamento e aproveitamento escolar – quando eram crianças. Depois, compararam os dados com a relação que esses mesmos adultos tinham com as coisas materiais e a felicidade/sucesso.
O objeto era medir os efeitos da “parentalidade materialista; onde os pais usam bens para expressar o seu amor ou moldar o comportamento da criança”, explica o estudo.
Richins e Nguyen descobriram que as crianças cujo comportamento é recompensado com brinquedos, doces ou dinheiro, podem tornar-se adultos materialistas que acreditam que posses materiais é sinal de sucesso.
Segundo a revista Time, os investigadores afirmaram que “os pais não querem que os seus filhos usem os bens materiais para definirem o seu valor próprio ou julgar o dos outros, mas apesar disso os pais podem usar recompensas materiais para expressar o seu amor, abrindo caminho para que o seu filho cresça a admirar pessoas com posses”.
De acordo com os autores, ensinar o filho a estar grato pode minimizar os efeitos negativos das recompensas. “Encorajar a gratidão nas crianças pode ser uma estratégia viável; recompensá-las, mas ao mesmo tempo ensinar-lhes a estarem gratas pelas pessoas e bens na sua vida”, escreveram.
Fonte: Público por indicação de Livresco
Sem comentários:
Enviar um comentário