A Associação Raiz, sediada em Tavira, está a desenvolver um programa destinado a pessoas com doença mental ligeira e a pessoas em processo de tratamento de consumos aditivos, incluindo alcoólicos tratados ou em tratamento.
O programa contempla trabalho remunerado, adequado às características e competências individuais, apoio psicológico e social individualizado e gestão pessoal/vocacional, assegurada por técnicos nas áreas da psicologia, serviço social e educação social.
Dirigido a pessoas do exterior ou que não disponham de habitação, o programa contempla a estadia em apartamentos educativos, devidamente supervisionados tecnicamente, voltado essencialmente para a retoma de hábitos, rotinas e responsabilidades.
O projeto, assente numa metodologia positivista, surge na sequência de “constatação da necessidade” de se encontrarem respostas para estes cidadãos, “que seja fomentadora do bem-estar físico e psicológico dos utentes, desenvolvimentista, motivadora, educativa e preventiva”, refere a associação.
A associação tem vindo a lutar, desde a sua criação, “por uma sociedade mais justa, uma sociedade onde cada homem deve olhar para o seu semelhante como igual e ter a dignidade que todo o ser humano merece”.
Os programas têm a duração de 12, 16 ou 24 meses.
In: Diário Online por indicação de Livresco
Sem comentários:
Enviar um comentário