segunda-feira, 25 de agosto de 2014

PRECURSORES NEUROANATÓMICOS DE DISLEXIA IDENTIFICADOS DESDE A PRÉ-LEITURA ATÉ AOS 11 ANOS DE IDADE

A dislexia de desenvolvimento é um distúrbio de leitura comum que afeta negativamente a capacidade que um indivíduo possui para atingir níveis satisfatórios de literacia. 
Embora a rede do cérebro envolvida na leitura e a sua disfunção na dislexia já tenham sido bastante estudadas, não se sabe se a dislexia é causada por anormalidades estruturais na própria rede de leitura ou nas redes de nível inferior que fornecem a entrada para a rede de leitura. Neste estudo, foi realizada ressonância magnética estrutural longitudinal de 27 crianças norueguesas desde antes do treino formal de alfabetização até após o diagnóstico formal de dislexia. 
O presente estudo permitiu determinar que as «anomalias» neuroanatómicas primárias que antecedem a dislexia não estão na própria rede de leitura, mas sim nas áreas de nível inferior responsáveis pelo processamento auditivo e visual e pelas funções executivas centrais. Anormalidades na própria rede de leitura só foram observados aos 11 anos, depois de as crianças terem aprendido a ler. As descobertas sugerem que as anomalias na rede de leitura são a consequência de diferentes experiências de leitura, ao invés da dislexia por si só, ao passo que os precursores neuroanatómicos estão predominantemente no córtex sensorial primário.

Kristi A. Clark, Turid Helland, Karsten Specht, Katherine L. Narr, Franklin R. Manis, Arthur W. Toga e Kenneth Hugdahl

Traduzido por DISLEX-Associação Portuguesa de Dislexia

Via FB

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