quinta-feira, 23 de julho de 2015

Este hotel só emprega pessoas com Síndrome de Down

Em Asti, uma província do Norte da Itália, abriu recentemente um “hotel ético”, gerido unicamente por funcionários com Síncrome de Down. O Albergo Etico, com três estrelas, é o primeiro passo de um caminho que a organização não-governamental (ONG) com o mesmo nome quer percorrer na luta contra a discriminação de pessoas portadoras de deficiência.

Com 21 quartos e 60 camas e um restaurante, oAlbergo Etico tem uma equipa rotativa composta por estagiários com Síndrome de Down, que adquirem assim competências de autonomia. Podem viver no hotel, se assim quiserem, e receber formação profissional na área do turismo, além de aprenderem a gerir o próprio dinheiro, escreve o jornal italiano “La Repubblica”.

A ONG “Associazione Albergo Etico” foi criada por um grupo de amigos com Síndrome de Down, impulsionados por Nicòlo. Este jovem estagiou num restaurante, na mesma cidade, há alguns anos, e a experiência mudou a sua vida, continua o mesmo jornal. Decidiu lançar a associação e, logo de seguida, surgiu a ideia de um “hotel ético”.

“Nascemos de um projecto com uma forte motivação de compromisso social e oferecemos uma estadia inovadora para todos”, lê-se na descrição online do hotel. Além das valências normalmente oferecidas pelos hotéis, o Alberto Etico tem ainda um espaço de “coworking” aberto a hóspedes ou habitantes da cidade.

Fonte: Público

Sem comentários: