domingo, 12 de julho de 2015

Equitação Terapêutica é cada vez mais procurada para tratamentos e terapias

O Centro Hípico de Braga tem sido cada vez mais procurado devido aos tratamentos que se podem encontrar através da equitação terapêutica. Muitas pessoas têm vindo a substituir um consultório pela terapia com cavalos, pois apesar de ser mais divertido o contacto com este animal, os seus resultados têm sido bastante positivos.

Margarida Figueiredo, psicóloga do Centro Hípico de Braga, referiu que ao utilizar o cavalo para as atividades da terapia, este permite dar mais resultados de uma forma diferente dos habituais tratamentos que as pessoas estão acostumadas. “Aqui na equitação terapêutica utilizo o cavalo como meio de atingir objetivos que poderia atingir num consultório ou num gabinete mas com um cavalo torna-se muito mais produtivo e mais engraçado para os meninos ou para os adultos, uma vez que não se torna tão cansativo e por isso faço as mesmas coisas que se faz num gabinete e utilizo atividades, jogos e diversas coisas para atingir os objetivos terapêuticos. “, salientou a psicóloga.

Alexandra Casais, uma das pacientes da Equitação Terapêutica, substituiu os habituais tratamentos pela equitação terapêutica e tem notado muitas melhorias. “Sinto-me muito melhor e sinto-me muito mais segura com os cavalos. Acho que adquiri mais equilíbrio porque tenho um bocado de falta de equilíbrio e os cavalos ajudaram-me muitíssimo. A falta de equilíbrio que eu tenho foi devido a um acidente que eu tive e com os cavalos eu estou a aprender a defender-me dos obstáculos do desequilíbrio.”, frisou.

Alexandra foi atropelada quando tinha apenas 12 anos, onde ficou em coma profundo durante um mês. A sua mãe, Rosa Casais, tem vindo a procurar novos tratamentos ao longo dos anos e confirma que os resultados têm sido notórios com a equitação terapêutica. “A evolução tem sido notória. Ao primeira pensei que fosse impressão minha mas as pessoas que conhecem a Alexandra têm vindo ter comigo e dizer-me ‘A Alexandrinha está melhor!’ A Alexandra tem outra posição e afinal sempre é verdade daquilo que eu penso.”, disse a mãe da Alexandra.

Para além de tratamentos medicinais, a equitação terapêutica também permite ajudar crianças com dificuldades de aprendizagem. Margarida Torres, criança com oito anos, também tem vindo a efetuar esta terapia onde a sua mãe, Cristiana Gonçalves, frisou que esta permite ajudá-la para combater o défice de atenção que dificulta o acompanhamento escolar. “A Margarida é uma menina normal de 8 anos e tem algum défice de atenção que dificulta a aprendizagem na escola e vem para a equitação exatamente para colmatar algumas dificuldades. O que se trabalha aqui são as competências a nível do primeiro ciclo e como tal, acaba por ser um auxiliar para a escola.”, concluiu a mãe.

A equitação terapêutica tem vindo a registar um aumento significativo de pessoas que procuram esta terapia, que melhora o equilíbrio e a coordenação exigindo um empenhamento ativo do cavalo. É uma experiência que promove a autodisciplina, melhora a auto-imagem e a condição física em geral.

Fonte: Braga TV por indicação de Livresco

Sem comentários: