quinta-feira, 16 de julho de 2015

Jovem com paralisia cerebral só queria atar os ténis sozinho. E a Nike ajudou

Matthew Walzer nasceu prematuro com uma paralisia cerebral que o tem impedido de fazer coisas tão simples como atar os ténis.

Até que, no verão de 2012, este jovem da Califórnia, EUA, decidiu publicar uma carta aberta dirigida a Mark Parker, CEO da Nike.

"O meu sonho é ir para universidade da minha escolha sem ter a preocupação de ter comigo alguém para me atar os sapatos. Tenho 16 anos. Uso sapatos de basquetebol Nike toda a minha vida, porque preciso de apoio nos tornozelos. Visto-me sozinho, mas os meus pais ainda têm de me atar os sapatos, o que é extremamente frustrante e embaraçoso".

A mensagem sensibilizou o patrão da Nike, que pôs a trabalhar o departamento de Tobie Hatfield, responsável pelas próteses de Oscar Pistorius e Sarah Reinertsen.

O departamento de Tobie tinha já iniciado um projeto para atletas com deficiência quando um dos funcionários mais antigos da Nike, Jeff Johnson, ter tido um enfarte que paralisou o lado direito do corpo.

E assim nasceu o modelo Flyease, que faz parte da linha Nike criada para o basquetebolista LeBron James e que funciona com velcro. Para felicidade de Matthew e de muitos americanos com necessidades especiais. Para já.

Sem comentários: