quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Samsung aposta em aplicação para crianças com autismo

Chama-se Look At Me e já se encontra disponível para download na Google Play, gratuitamente.


Mais de 60 milhões de pessoas em todo o mundo estão diagnosticadas com autismo, uma disfunção que afecta o desenvolvimento e a capacidade de comunicação do indivíduo, bem como a sua capacidade de estabelecer relacionamentos.

Os custos associados ao tratamento desta condição também tendem a ser elevados, e existe inclusive falta de instalações preparadas para tratar estes indivíduos de forma eficiente.

“Sabendo que as crianças autistas interagem bem com tecnologias, perguntámo-nos se poderíamos ajudar de alguma forma no suporte ao desenvolvimento das suas competências de comunicação”, comentou Chung Lyong-Lee, vice-presidente do Grupo de Cidadania Corporativa da Samsung.

Os custos, afinal, não têm de ser tão dispendiosos quanto isso. O acesso às tecnologias presentes em smartphones, já muito difundidas, permitiram à gigante sul-coreana testar uma nova abordagem. O resultado foi a aplicação Look At Me, criada para ajudar crianças com autismo a comunicarem melhor.

“Esta aplicação vai ajudar crianças com autismo a melhorarem a sua percepção e expressão de diversas emoções, tais como a felicidade, surpresa e medo”, comentou o professor Kyong-Mee Chung, da Universidade Yonsei, Coreia do Sul.

No caso da Look At Me, e “aproveitando a facilidade destas crianças em interagir com dispositivos inteligentes”, a aplicação funciona como um jogo que treina as crianças para o contacto visual com outros indivíduos, mas também para ler emoções expressões faciais.

Os resultados, ainda que tenham sido obtidos numa escala relativamente pequena, melhoraram em 60% a capacidade de manter contacto visual com outras pessoas. Os testes realizados incluíram 20 crianças e decorreram ao longo de um período de 8 semanas. Também foram registadas melhorias na sua capacidade de leitura de expressões emocionais.

A inspiração para esta aplicação teve origem numa campanha da Samsung, onde a empresa procurou distinguir as melhores ideias capazes de melhorar a vida das pessoas.

A Look At Me já se encontra disponível na Google Play , gratuitamente. Embora compatível com vários dispositivos, a app foi optimizada para ser utilizada por aparelhos da Samsung.



Fonte: Jornal I por indicação de Livresco

Sem comentários: