quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Evolução dos docentes de educação especial, por grupo de recrutamento, situação profissional e especialização

Os dados disponibilizados pela Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência (DGEEC) referentes aos anos letivos de 2012/2013 e 2013/2014, permitiram a elaboração da evolução dos docentes de educação especial, por grupo de recrutamento, segundo situação profissional e especialização.


No cômputo geral, tal como veiculado no texto anterior, constata-se uma diminuição do número de docentes no ano letivo de 2013/2014 face ao ano letivo anterior. Estranhamente, o número de docentes do quadro sem especialização em educação especial com componente letiva num dos três grupos de recrutamento desta modalidade educativa aumentou, ainda que ligeiramente. Não deixa de ser um fenómeno estranho e questionável no contexto atual, marcado por um excedente de docentes com qualificação profissional em educação especial, como se constata pelo número de candidatos aos diversos concursos de recrutamento para esta modalidade educativa.

1 comentário:

anabelacampus disse...

João
Obrigada pela divulgação do estudo. Realmente nem fazia ideia que docentes sem especialização leccionava m nos três grupos da educação especial.