A Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial vai realizar a ação de formação "Adequações do processo ensino-aprendizagem aos alunos com Necessidades Educativas Especiais", acreditada pelo CCPFC com 1 crédito (25 horas).
A referida ação iniciar-se-á no dia 14 de maio, na Escola Secundária de Sacavém, e tem um custo de 30€ para sócios da PIN-ANDEE e de 50€ para não sócios.
As inscrições devem ser feitas através do link:
As inscrições serão aceites pela ordem de chegada.
Destinatários/relevância: Para os efeitos previstos no artigo 5º e no n.º 3 do artigo 14º do Regime Jurídico de Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.
Nº créditos: 1 (25 horas)
Objetivos:
- Refletir sobre as suas práticas no sentido de poder haver mudanças que permitam diferenciar e organizar o trabalho dos alunos para garantir a qualidade e o sucesso da aprendizagem bem-sucedida de cada um;
- Criar uma cultura de escola, que favoreça as práticas de adequação do processo de ensino aprendizagem às especificidades dos alunos com NEE;
- Elaborar instrumentos de avaliação, de registo e de operacionalização dos mesmos pelos docentes
- Dinamizar e implementar estratégias de diferenciação curricular na adequação do processo de ensino aprendizagem
- Produzir alteração ao nível das práticas docentes;
- Fomentar o desenvolvimento profissional dos docentes enquanto agentes educativos;
- Promover o debate de ideias entre os participantes no sentido de consolidar ideias;
- Elaborar uma reflexão escrita que traduza o trabalho e o conhecimento teórico/prático produzido nas sessões presenciais e não presenciais.
Conteúdos:
1-Enquadramento Legislativo e conceptual da Educação Especial e da Educação Inclusiva – 3 horas
2-Conceito de alunos com NEE e com NEE de carácter permanente - 1 horas
3-Adequação ao processo de ensino – aprendizagem aos alunos com NEECP – 9 horas
3.1- Apoio pedagógico personalizado
3.2 - Adequações curriculares
3.3 - Condições especiais de avaliação
3.4 - Currículo específico individual
3.5 - Plano individual de transição
4-Organização da intervenção educativa para alunos com NEE – 12 horas
4.1-Plano de Intervenção
4.2- Estrutura e Desenho de um Currículo Específico individual
4.3- Estrutura e Desenho de um Plano individual de Transição
Formador: Ana Rosa Trindade
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