quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Região madeirense tem quase 3.500 alunos especiais e perto de 350 técnicos

São quase 3.500 os alunos com necessidades especiais que frequentam este ano as escolas da Região [da Madeira], onde são apoiados por perto de 350 técnicos. Equivale por isso dizer que a Madeira oferece na área da Educação Especial um técnico especializado por cada dez alunos com necessidades especiais.
Os dados foram (...) divulgados pelo secretário da Educação durante a sessão de abertura da ‘Inclusão- Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais’, que teve lugar nas Grutas de São Vicente.
Este ano organizado sob o lema ‘Porque a diferença ainda existe…’, Jorge Carvalho aproveitou a ocasião para lembrar que “a Região possui uma vasta experiência, com mais de cinco décadas, na área da Educação dedicada a pessoas com necessidades especiais”. Segundo o titular da Secretaria Regional da Educação (SRE) “este percurso foi sempre melhorado, assegurando progressivamente às pessoas com necessidades especiais meios humanos e materiais adequados ao enquadramento das suas aprendizagens”. Assinalou que “neste ano letivo temos 341 técnicos a dar apoio a 3 463 alunos”.
De acordo com o governante a Região continua a ser “um caso exemplar nesta valência da Educação, sendo a sua experiência alvo de referências altamente positivas à escala nacional e internacional, bem como objecto de estudos de natureza científica e pedagógica”.
Formulou por isso um desejo: “Que esta semana nos encha de orgulho e reafirme a dedicação e sensibilidade que a SRE tem investido nesta área tão especial”, disse a concluir a sua intervenção. (...)

Fonte: DNotícias por indicação de Livresco

Sem comentários: