terça-feira, 8 de dezembro de 2015

PROJETO CASA AUMENTA AUTONOMIA DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Uma cozinha totalmente equipada, sala de jantar, um quarto e uma casa de banho vão ajudar os alunos cegos e com dificuldades intelectuais a desenvolver as Atividades de Vida Diária (AVD) de forma autónoma. no distrito de Braga, o Agrupamento de Escolas de Maximinos é a referência para a educação de alunos cegos e com baixa visão, ao qual se propõem os seguintes objectivos: assegurar a aprendizagem da leitura e escrita do Braille bem como das suas diversas grafias e domínios de aplicação; assegurar a utilização de meios informáticos específicos; assegurar o treino visual específico e assegurar o ensino da orientação e mobilidade.

Este é um dos três projetos vencedores do Orçamento Participativo Escolar (OPE) de Braga, que visa contribuir para a inclusão de crianças e jovens com deficiência, permitindo-lhes desenvolver os seus níveis de independência e autonomia, preparando-os para a vida em comunidade.

“Este é um momento importante para toda a comunidade pois é a demonstração que a inclusão não é uma causa Municipal mas de todos os bracarenses. Com este projeto, Braga, além de ser uma cidade educadora, afirma-se também como uma Cidade cada vez mais inclusiva”, reconheceu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, elogiando a visão dos diretores dos Agrupamentos Escolares por terem “sufragado esta proposta e verem o seu alcance”.

Este projeto resulta do financiamento de 25 mil euros provenientes da primeira edição do OPE do Município de Braga, que, segundo Ricardo Rio “é um projeto no qual o atual Executivo se empenhou desde a primeira hora. É fundamental reforçar a democracia participativa dos cidadãos, identificando projetos e iniciativas que a população considere relevante”.

Para o autarca “esta foi uma proposta que veio responder às necessidades da população que carecem de necessidades especiais e foi pensada e executada de uma forma exemplar, acautelando diversas questões como a mobilidade e a acessibilidade, ao mesmo tempo que qualifica estes jovens para uma vida com autonomia”.

Esta foi também uma forma de assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se comemora hoje, e de sublinhar a necessidade de uma maior atenção para os assuntos relacionados com a deficiência.

António Pereira, diretor do Agrupamento de Maximinos, mostrou a satisfação pela concretização deste projeto que vem alargar a capacidade de trabalho com os alunos. “Nesta casa existem todas as divisões essenciais onde os alunos com necessidades educativas especiais podem criar a sua autonomia e fazer as tarefas do dia-a-dia. Com isto queremos criar todas as condições de exercício de cidadania a estes jovens”.

Cerca de 20 jovens, com diversas necessidades especiais das escolas do Agrupamento de Maximinos, vão poder experimentar a autonomia que muitas vezes lhes é ‘retirada’ pela própria sociedade, através de tarefas diárias como cozinhar, arrumar a casa, fazer a cama e tratar da higiene pessoal. “Pretendemos ensiná-los a quebrar barreiras e a perderem o medo de experimentar a sua autonomia, ao mesmo tempo que os preparamos para a vida adulta em comunidade”, explicou António Pereira.

O diretor do Agrupamento elogiou a iniciativa da Câmara Municipal de Braga em criar todas as condições para uma cidadania ativa através do Orçamento Participativo Escolar. “Esta foi uma excelente oportunidade que o Município de Braga criou para que as comunidades escolares encontrarem soluções para problemas que noutras circunstâncias não seria possível resolver”, concluiu.

Recorde-se que este é o segundo projeto já concretizado no âmbito do OPE para o ano de 2015 que contemplou três projetos. Depois do Agrupamento do Mosteiro e Cávado e do Agrupamento de Maximinos, seguir-se-á o projeto do Agrupamento de Escolas Francisco Sanches que se encontra em vias de conclusão.

Fonte: Gazeta do Rossio por indicação de Livresco

Sem comentários: