segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Primeira governante cega quer "abrir mentes"

Ana Sofia Antunes, a secretária de estado da inclusão de pessoas com deficiência espera que a condescendência pelo facto de ser cega dê lugar ao respeito e à admiração pelo trabalho que pretende desenvolver.

"Tem uma voz horrível! Aviso-o já!". Mais do que horrível, a voz metalizada que sai do computador portátil é dificilmente compreensível para quem não está habituado. Não é o caso da autora do alerta, Ana Sofia Antunes.

Cega desde a nascença, encontrou na tecnologia uma forma de superar alguns dos obstáculos provocados pela falta de visão. O caso de um software, designado por programa de leitura de ecrã, que torna audível o que está visível no ecrã.

Ana trabalha com este software "desde os 13, 14 anos". Uma ajuda preciosa nalgumas das etapas de vida até aqui percorridas. Por exemplo, durante a licenciatura em direito, ou o trabalho de assessoria jurídica na câmara municipal de Lisboa.

Mais difícil de controlar, é a forma como as pessoas que trabalham com Ana Sofia Antunes encaram o facto de ser cega. Mas até aqui, passada a primeira semana, diz que tem "recebido só bom acolhimento".

Por vezes, confessa, "há quem tenha um sentimento de condescendência" mas "geralmente a condescendência dá lugar a algo de diferente, mais próximo do respeito ou da admiração".

O importante, sublinha a nova secretária de estado, "é nós conseguirmos ir moldando as pessoas e, com o relacionamento diário, também contribuir para abrir as suas mentes".

Nos últimos anos, considera a secretária de estado, foram dados passos importantes na integração de deficientes visuais, por exemplo no mercado de trabalho, e por consequência, na forma como estas pessoas são olhadas pela sociedade. Hoje é comum encontrar pessoas cegas "ligadas à economia, finanças, matemática ou medicina", o que, "há dez anos, nós dizíamos: é impossível".

Com a escolha de Ana Sofia Antunes para o governo quebrou-se mais uma barreira - é a primeira deficiente visual a desempenhar funções governativas.

A nova secretária de estado está à espera de se confrontar com obstáculos mas espera, com a ajuda da tecnologia, mas acima de tudo, com uma força de vontade férrea, ultrapassar todas as dificuldades.

"Todos os dias na minha vida enfrento obstáculos. Não encaro um obstáculo como uma limitação ou como uma coisa que tenha alguma hipótese de me deitar abaixo...ou achar que não vou conseguir. Vou, vou conseguir de certeza dar a volta à situação".

Fonte: TSF por indicação de Livresco

Sem comentários: