quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Avaliação das dificuldades de leitura/escrita

No processo de avaliação dos alunos referenciados, deparamo-nos com a falta de instrumentos que permitam identificar as dificuldades e quantificá-las por referência à CIF. Procurando contribuir, de algum modo, para essa tarefa, deixo algumas sugestões/grelhas que podem ser aplicadas, no âmbito das dificuldades da leitura/escrita.

Diagnóstico das Aquisições Perceptivo-Auditivas
Teste de Síntese Auditiva
Teste de oclusão auditiva
Teste de Discriminação Auditiva
Prova de Leitura
Ditado
Teste de fluência verbal
Registo de erros (escrita)

14 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada pela recolha destes materiais.

Bem-haja!

Anónimo disse...

De facto a partilha deste material é louvável. Obrigada.
Mas gostaria de colocar uma outra questão: com os resultados obtidos por estes instrumentos como "transformá-los" nos quantificadores da CIF (ligeiro, moderado, grave ou completo)? Que sugere?
Além disso tenho dúvidas também na forma de sistematizar toda a informação obtida numa avaliação especializada. Assim como a psicóloga realiza um relatório psicológico, nós, professores de Educação Especial, devemos realizar um relatório pedagógico. Será que poderia apresentar a sua opinião sobre o assunto ou alguma sugestão de um relatório deste tipo?

Maria

Eduardo Alves disse...

Olá.
Também agradeço a JAS a disponibilidade dste material, bastante útil e pertinente. Mas já agora permita que lhe solicite que coloque o ficheiro de acesso (link) à "Prova de Leitura", que se refere a outro ficheiro.
Bem haja.
Eduardo Alves (eduardus@sapo.pt)

JAS disse...

Olá Eduardo
Peço desculpa peça troca na hiperligação da "Prova de leitura". Já procedi à rectificação. Obrigado pelo aviso! Bom trabalho

Anónimo disse...

Parabéns pelo trabalho, assuntos, materiais apresentados. Eu tenho alguns instrumentos(poucos) de avaliação. Gostava de os enviar para se achar pertinente os colocar acessíveis a outros , mas não entendo nada de blogs nem sei como se faz. Se interessar responda.
Obg
Maria Joao

Ricardo disse...

Olá João.
Obrigada pela partilha. Estes materiais estão direcionados para o despiste da dislexia, não é verdade? Obrigado!

João Adelino Santos disse...

Ricardo, estes materiais também podem ser utilizados no despiste de dislexia. Existem outros. Bom trabalho.

Ricardo disse...

Obrigado. Tenho um aluno na minha turma que eu desconfio ser disléxico. Que outros materiais aconselha? Obrigado

João Adelino Santos disse...

Ricardo, conheço apenas o PEDE - Prova Exploratória de Dislexia Específica. Complementarmente, existe um conjunto diversificado de testes que fornecem alguma informação útil: TIL (teste da idade da leitura); Teste de Avaliação da Fluência e Precisão da Leitura; Prova de avaliação da compreensão leitora...

Ricardo disse...

Obrigado. Bem haja!

Ricardo disse...

João, encontrei o PEDE apenas em espanhol. Estes materiais não existem em português, pois não? Se assim for, acho que vou adaptá-lo. Obrigado.

João Adelino Santos disse...

Ricardo, o PEDE existe em português. Este teste é mais utilizado pelos psicólogos. Abr

Anónimo disse...

Obrigada:)

eu disse...

Obrigada pela partilha de materiais. Mas a minha dívida é como se fazem as cotações dos mesmos. Onde posso encontrar essa informação?
Obrigada.