quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

ACOMPANHAMENTO E MONITORIZAÇÃO DO PROCESSO DE APLICAÇÃO DO REFERENCIAL PROPOSTO PELA CIF - relatório final - Açores

A CIF constitui um sistema de classificação multidimensional e interactivo que permite descrever a funcionalidade do ser humano e as suas restrições, servindo ainda como enquadramento para organizar essa informação de maneira integrada e facilmente acessível.
A utilização da CIF como quadro de referência para a avaliação das necessidades educativas especiais não se restringe, contudo, à utilização de um novo instrumento de trabalho. Postulando que qualquer sistema pode afectar e ser afectado por qualquer um dos outros sistemas, o modelo biopsicossocial no qual a CIF se encontra ancorada, pressupõe uma abordagem sistémica, ecológica e interdisciplinar na compreensão do funcionamento humano, o que requer a implementação de dinâmicas de trabalho colaborativo entre os diferentes intervenientes no processo de avaliação/intervenção.
No âmbito do acompanhamento e monitorização do processo de aplicação do referencial da CIF foi-nos proposto, pela Direcção Regional de Educação dos Açores, a elaboração de um estudo visando caracterizar o trabalho desenvolvido pelos profissionais que no ano lectivo de 2006/07 participaram nas Oficinas de Formação sobre a aplicação da CIF.
Do estudo proposto resultou o presente relatório, estruturado em três partes, a primeira relativa a aspectos metodológicos, a segunda à apresentação dos resultados, e a terceira à síntese dos resultados e recomendações.
Comentário:
Da experiência que tenho da aplicação da CIF no ao contexto da Educação Especial, reconheço que ainda não vislumbrei vantagens significativas que justifiquem a sua aplicação! Pelo contrário, vejo imensas dificuldades na sua aplicação, imcompreensão por parte de alguns colegas, alunos excluídos dos apoios especializados sem que beneficiem de qualquer tipo de acompanhamento!
Nestes casos, argumentará a adminstração educativa que existe um conjunto de respostas educativas específicas ao dispor das escolas!
Isso é mais que evidente! Mas onde?! No "papel"!!
Mas não basta criar um atractivo e interessante ordenamento jurídico, definir soluções teoricamente adequadas para todas as situações, ter como objectivo sumptuoso responder e proporcionar respostas adequadas a cada aluno!
Na prática, onde estão criadas as condições para se implementarem tais medidas? Onde estão os recursos, sobretudo os humanos, para dar resposta às solicitações?
Demagia legislativa...

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