quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

"Ainda não nos entendemos sobre o que é educar", diz o presidente do Conselho Nacional de Educação

O presidente da Conselho Nacional de Educação (CNE), Júlio Pedrosa, disse no Porto que, em Portugal, ainda não houve um entendimento "sobre os fins da educação e o que é educar".
Segundo Júlio Pedrosa, "é por isso é que às vezes há tantos conflitos entre quem está dentro da escola e quem é encarregado de educação". (...)
Júlio Pedrosa considerou que "faz falta conversar" acerca dessa questão, situando-a no centro da discussão sobre o papel de cada uma das partes envolvidas na educação.
"Aquilo que neste momento me anda a interessar mais é o envolvimento familiar na escola, que é uma das questões mais prementes e vai ser cada mais aguda e crítica, à medida que a nossa sociedade se vai tornando mais complexa", acrescentou.
"Quando nós éramos crianças estava relativamente claro quais eram as responsabilidades da escola e da família e nessa altura cada um assumia essas responsabilidade", à luz do que era então a sociedade, afirmou o também antigo reitor da Universidade de Aveiro. (...)
Comentário:
Embora algumas das afirmações proferidas no debate sobre a autonomia sejam polémicas e mereçam algumas reticências, concordo com estas afirmações seleccionadas! De facto, faz falta um entendimento claro sobre o papel da escola, as suas finalidades, o que é educar, qual a sua abrangência!
Pode pensar-se, com justiça, que tudo isso está presente na Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE). Está escrito na LBSE! Mas, será assim tão claro, no nosso dia-a-dia? A distinção e a interacção de funções, pelos diversos agentes educativos, está de facto consagrada? Vivemos, já, em comunidade educativa?

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