domingo, 15 de fevereiro de 2009

"Um grau de diferença" - reportagem TVI


"Um Grau de Diferença" é uma reportagem da jornalista, Ana Leal com imagem de Ricardo Ferreira, a montagem é de Pedro Cordeiro, que será emitida hoje, dia 15 de Fevereiro, a seguir ao Jornal Nacional no Repórter TVI.

A TVI foi conhecer a educação proporcionada pelo Estado às crianças que sofrem de uma qualquer deficiência - alunos cegos, surdos, autistas, com trissomia 21, com paralisia cerebral...
Foram às escolas de referência e o que encontraram foi surpreendente: a escola modelo, apresentada pelo próprio Ministério da Educação, é uma escola onde ninguém teve formação para estes alunos "especiais", onde não há materiais adequados, e onde os professores acabam por comprar, do seu bolso, muitos dos elementos necessários para estas aulas!

Comentário:

Vou tentar assistir a esta reportagem. Gostaria que os visitantes comentassem, sobretudo com as experiências que vão vivendo nas suas escolas.

Continuação de bom fim-de-semana!

6 comentários:

Anónimo disse...

Mas como o Valter Lemos se atrapalhou perante as evidências, toca de telefonar para a RTP e encomendar uma reportagem de contra-informação de propaganda aos milhões gastos pelo Governo na educação especial (que não se vêem). Tal atitude não merece o adjectivo de «indecente» - talvez o de «pornográfico» se coadune melhor à situação!

Anónimo disse...

Adenda: a reportagem da RTP1, embora muito mais curta, passou à mesma hora que a da TVI.

João Adelino Santos disse...

Soube há pouco que a RTP passou uma reportagem similar onde o teor jornalistico mais parecia propaganda! Não vi a dita reportagem! Vi a da TVI e, como professor de Educação Especial, dou, uma vez mais, os parabéns à Ana Leal pela forma clara, simples e real como abordou a questão da inclusão e como retratou a realidade!

Unknown disse...

Boa tarde,

Eu não sou Professor e apenas sou pai de uma criança com Autismo e venho aqui deixar o meu comentario.

Acho que as duas reportagens se complementam a da RTP apenas foca os pontos positivos e a da TVI apenas os negativos.

Mas penso que aqui não podemos deixar as culpas todas cair sobre o secretario de estado, pois uma parte da responsabilidade passa pelas DRE e pelos executivos dos agrupamentos.

Fico triste pois tudo o que passou nesta reportagem da TVI ja desde Outubro nos pais vimos a reclamar nas DRE e plos vistos so quando chega aos ouvidos dos politicos e que se resolve.

Anónimo disse...

Lamento que a TVI não se dê ao trabalho de investigar antes de mandar estes programas para o ar.
As informações quando não são completas não são informações, mas sim opiniões muito particulares.Não me perece que seja esta a função de um verdadeiro jornalista.
Foi esta a situação em relação a um dos casos apresentados.

João Adelino Santos disse...

Antes de mais, obrigado pela visita e pela participação!
Relativamente aoconteúdo da reportagem, ela foca de facto a realidade que se passa na maior parte das escolas, no âmbito da Educação Especial.
Reconeço, também, que existem alguns casos de sucesso! Mas são poucos.
Lutamos diariamente com falta de recursos humanos(terapeutas da fala, psicólogos, docentes de Educação Especial) e materiais, assim como de espaços adequados!
Penso que, para ser eficaz, esta política dos apoios especializados deveria ser implementada faseadamente, de acordo com as condições que já existiam ou seriam criadas.
Outro aspecto importante, prende-se com a formação e a sensibilização de todos os docentes do ensino regular. Sem eles, a inclusão é uma utopia!