quarta-feira, 29 de abril de 2020

Avaliação Formativa no Ensino à Distância

Quer utilizemos sessões on-line síncronas ou assíncronas, quer lhe chamemos aprendizagem à distância ou virtual, somos todos desafiados a proporcionar experiências educativas significativas à distância à medida que o mundo da educação se agarra com o impacto do Covid-19. Este tipo de aprendizagem não é novidade, mas é novidade para muitos de nós e tem-nos levado a mudar rapidamente as nossas práticas.

A avaliação formativa à distância é um desafio, mas possível, e ainda precisamos de verificar a compreensão e fornecer um feedback significativo. As práticas que utilizamos terão um aspeto e uma sonoridade diferentes das da sala de aula. Aqui ficam algumas ideias a considerar.

AVALIAÇÃO FORMATIVA À DISTÂNCIA

Conheça o seu propósito: Há tantas ferramentas para verificar a compreensão. Como é importante ter rotinas e ainda ter variedade, selecione duas a quatro ferramentas que funcionem bem para si e para os seus alunos. O foco em apenas algumas permite aos alunos experimentar as ferramentas a que estão habituados, ao mesmo tempo que garante que a verificação da aprendizagem não se torna aborrecida.

Certifique-se de que as ferramentas que utiliza se adequam ao seu objetivo. Se precisar de ver o processo dos alunos, selecione uma ferramenta que possa captar isso, como o Animoto ou o Flipgrid. Se precisar de verificar os seus conhecimentos de conteúdo, experimente Kahoot ou Quizlet.

Recolha dados ao longo do tempo: A avaliação formativa é um processo, e é importante recolher provas de aprendizagem ao longo do tempo. Enquanto pode ensinar e ditar que ferramentas digitais os alunos podem usar, trabalhe com os alunos para que eles documentem a sua aprendizagem ao longo do caminho. Dê-lhes guias ou pontos de controlo para que saibam o que precisam de submeter e quando precisam de o fazer.

Pode pedir aos alunos para enviarem vídeos de reflexão em Seesaw ou enviar fotografias do seu progresso. As capturas de ecrã e as ferramentas de digitalização também funcionam bem. Pode fazer parcerias com os pais para tirar esses vídeos ou fotografias, especialmente para os alunos mais novos.

Concentre-se no feedback: Ao verificar a compreensão, é importante comunicar o feedback que dele provém. Como professor, pode fornecer feedback escrito e/ou oral através de vídeos ou gravações de som. Se estiverem a fazer sessões sincronizadas, podem colocar os alunos em grupos de breakout para dar feedback uns aos outros - se o fizerem, terão de lhes dar regras claras de feedback. De forma assíncrona, os alunos podem enviar trabalhos e dar feedback ao longo de um período de tempo mais longo.

Verifique a compreensão em sessões síncronas: As verificações no momento de compreensão que fizemos na sala de aula foram valiosas, permitindo-nos ajustar a instrução e conhecer os alunos onde eles estavam. Esse tipo de check-in continua a ser importante. Algumas ferramentas síncronas têm capacidades de avaliação formativa integradas, como os botões Sim e Não, e algumas têm funcionalidades de chat privado que lhe permitem saber, em tempo real, o que os alunos sabem e não sabem. Pode complementar uma ferramenta como o Zoom com o Peardeck para avaliar ao longo do percurso se essas funções não estiverem disponíveis.

Estes check-ins ajudam-no a fornecer um feedback "just-in-time" e podem orientar a sua reflexão sobre quem poderá precisar de mais apoio mais tarde através de recursos, intervenção ou instrução em pequenos grupos através de grupos de breakout numa sessão síncrona.

Aproveite as conversas pessoais: Conversar com os alunos continua a ser a forma mais poderosa e significativa de verificar a compreensão, na minha opinião. No nosso ambiente de ensino à distância, corremos o risco de ficar ainda mais isolados. Através de sessões individuais agendadas com os alunos, podemos avaliar a sua aprendizagem e fornecer um feedback com uma verdadeira ligação humana. De facto, deveríamos concentrar-nos mais neste tipo de avaliações no ambiente de ensino à distância, ferramentas de vídeo como Marco Polo e Flipgrid podem trazer um elemento humano para o processo de avaliação.

Check in on SEL: Além de verificar a aprendizagem académica, não deixe de verificar o bem-estar dos alunos e a sua experiência global de ensino à distância. Perguntas simples podem levar os alunos a partilhar o seu feedback:
  • O que está a funcionar?
  • O que é que não está a funcionar bem?
  • O que você recomendaria?
Isto é crucial porque esta forma de aprendizagem é mais recente para quase todos nós e, por isso, requer uma reflexão e um feedback permanentes. Fizemos recentemente estas perguntas na minha escola, no liceu, e descobrimos que os alunos se debatiam com sessões sincrónicas prolongadas. Modificámos as sessões para serem mais curtas e proporcionámos também mais pausas.

Do mesmo modo, numa escola primária na China, onde trabalha um amigo meu, os alunos estavam sempre a dizer que sentiam falta de ver os seus professores. Os professores sabiam que não podiam replicar a poderosa experiência presencial, mas decidiram gravar semanalmente vídeos pessoais para os seus alunos partilharem o feedback e, mais importante, para se ligarem aos alunos a um nível humano. Utilizem a avaliação formativa para ajustar a instrução e se manterem fiéis à aprendizagem social e emocional.

Torne-o útil: Os dados são inúteis, a menos que sejam utilizados. Quando recolhemos e examinamos as avaliações formativas, precisamos de utilizar o que aprendemos com elas para informar a instrução. Podemos descobrir que uma sessão síncrona não correu tão bem e que, por isso, é necessário oferecer uma nova instrução de uma forma diferente, ou que alunos específicos precisam de mais apoio e recursos, ou que apenas um pequeno grupo de alunos fica para a última parte de uma sessão síncrona enquanto os restantes assinam. Todos esses pontos de dados nos dizem algo que podemos utilizar para fornecer feedback atempado, ajustar as instruções e planear com antecedência.

Andrew Miller

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator

Fonte: edutopia

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