quarta-feira, 9 de setembro de 2015

MEC mantém número de psicólogos que escolas podem contratar

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) anunciou nesta quarta-feira que autorizou a contratação de 214 psicólogos escolares para o ano letivo de 2015/2016, "número semelhante ao ano anterior, tendo em conta as necessidades das escolas".

"A Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares efetuou uma avaliação do número de psicólogos necessários à sua rede de estabelecimentos de ensino e apresentou uma proposta fundamentada à tutela. O número de psicólogos contratados anualmente passou de 176 em 2011/12 para 214 em 2014/15", referiu o MEC em resposta (...).

O número definido para este ano é igual ao das contratações no último ano letivo, o que leva a que haja 72% de unidades orgânicas (agrupamentos escolares e escolas não agrupadas) "com um ou mais psicólogos", de acordo com a tutela.

"Aos profissionais cuja contratação foi autorizada juntam-se ainda os psicólogos que se encontram nos quadros (424) e aqueles que poderão ser contratados pelas escolas com contrato de autonomia e pelas escolas integradas em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP)", acrescenta a resposta do ministério.

Na resposta hoje enviada (...), o MEC sublinha que o objectivo no rácio de psicólogos na rede de escolas públicas passa por ter "no mínimo um psicólogo a tempo inteiro em cada agrupamento".

"Estamos a melhorar todos os anos por forma a atingir esse objectivo", refere o MEC, acrescentando que "a contratação dos psicólogos já está a decorrer".

Fonte: Público

Comentário:
Esta notícia parece uma autêntica anedota política por parte do MEC. Ora vejamos. 
1- O MEC autorizou a contratação de 214 psicólogos "tendo em conta as necessidades". Coloca-se, de imediato, a questão: quem fez o levantamento das verdadeiras necessidades e com que critérios? O agrupamento a que pertenço não foi auscultado. Pelo contrário, foi-lhe comunicado superiormente que poderia desencadear processo de recrutamento um psicólogo para um horário de 20 horas semanais, ou seja, para "meio psicólogo", como se diz na gíria escolar!
2- "A Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares efetuou uma avaliação do número de psicólogos necessários". Acredito que o tenha feito, mas provavelmente numa qualquer sala de um gabinete usando o método da régua e esquadro! Quais são, então, os fundamentos para tal distribuição de psicólogos? Seria de todo pertinente e transparente a disponibilização dos referidos fundamentos! 
3- 72% das unidades orgânicas possuem um ou mais psicólogos. E por que motivo algumas unidades orgânicas têm apenas "meio psicólogo"?
4- O objetivo do MEC é ter um rácio de um psicólogo a tempo inteiro por cada agrupamento. Então, voltando à questão anterior, qual o motivo para, há dois ou três anos, ter cortado nesse rácio, passando os agrupamentos a possuir apenas "meio psicólogo" quando tinham um?
Enfim... politiquices...

1 comentário:

Anónimo disse...

Um ou mais psicólogo, para mim contam meio horário, e se calhar contabilizam também os técnicos dos CRI. DE qualquer forma, agora há unidades orgânicas agregadas que são um mundo! Perceberam que com 20h o psicólogo se desdobra para dar resposta à multiplicidade de solicitações, acabando por dar muitas horas à casa...