A formação na área do Processamento Auditivo apresenta-se como um recurso essencial para profissionais da educação e da saúde conhecerem como competências relacionadas à capacidade de detetar, discriminar, reconhecer e compreender que sons estão relacionadas com as Dificuldades de Aprendizagem, as Perturbações da Comunicação e, algumas vezes, a mudanças de Comportamento na Criança. A formação, propõe aos profissionais compreenderem as diferentes etapas do desenvolvimento auditivo da criança, fornecendo respostas para uma avaliação mais cuidada e pistas sobre a intervenção em crianças que apresentem a Perturbação do Processamento Auditivo. A formadora e autora do livro “Processamento Auditivo: conhecer, avaliar e intervir”, alia a experiência clínica de quase duas décadas, o estado da arte pela sua experiência como investigadora e contextualiza um saber teórico a casos clínicos e escolares da sua prática diária.
Data e Horário: 26 Setembro 2015 (sábado), das 9:30 às 17:30 h
Local: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Parque das Nações)
Objetivos
- Apresentar o processamento auditivo e sua relação com as demais alterações comummente observadas na criança em idade escolar;
- Estabelecer ligação entre o processamento auditivo e as dificuldades apresentadas na fala, leitura e escrita;
- Desenvolver competências para o rastreio em escolas e centros de saúde;
- Partilhar estratégias de facilitação para um desenvolvimento auditivo adequado que ajude no percurso escolar.
Conteúdos Programáticos
- Processamento Auditivo (central): caracterização, etiologia e epidemiologia;
- Neurobiologia do Sistema Nervoso Auditivo Central: como as competências do sistema auditivo se relacionam com as perturbações da leitura e da escrita,
com o desenvolvimento da linguagem e com o comportamento da criança;
- Rastreio do Processamento Auditivo: uma proposta prática para profissionais envolvidos com a educação e saúde infantil;
- Avaliação do Processamento Auditivo: como realizar e quais as informações obtidas com um exame audiológico completo;
- Intervir em crianças com Perturbação do Processamento Auditivo: quem intervém, como e porquê?
- A criança com Perturbação do Processamento Auditivo em sala de aula: observação diagnóstica e estratégias de remediação.
Destinatários
- Educadores e Docentes de todos os níveis e ciclos de ensino
- Docentes de Educação Especial e Intervenção Precoce
- Técnicos Especializados das Equipas Multidisciplinares de Avaliação e Intervenção em Educação Especial.
Nº de participantes
35 (Admissão por ordem de chegada da inscrição.)
Formadora
Cristiane Lima Nunes, PhD
Preço de Inscrição
Até 19 Set. 2015 - 75 €; Após 19 Set. 2015 - 100 €
Possibilidade de efetuar o pagamento através de 2 cheques pré-datados (30 Ago. e 30 Set. 2015).
Organização e Secretariado
Oficina Didáctica
Rua D. João V, nº 6-B (ao Rato)
1250-090 Lisboa
Tel.: 213 872 458 - Email: info@oficinadidactica.pt
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