segunda-feira, 7 de julho de 2014

Onze das melhores escolas primárias vão fechar

Ministro disse que critério é "dar melhores condições de educação e sociabilização aos alunos", mas das 311 escolas a encerrar há 11 no top 100 na média dos exames.

A falta de "condições pedagógicas" para alcançar bons resultados escolares tem sido um dos argumentos do Ministério da Educação e Ciência (MEC) para justificar o fecho de escolas do 1.º ciclo com poucos alunos. Mas o cruzamento entre a lista de 311 escolas para encerrar em 2014-15 - divulgada recentemente pela tutela - e os resultados alcançados pelos alunos nas provas finais do 4.º ano contraria essa convicção. Entre as pequenas escolas "condenadas" a desaparecer, há 11 cujos resultados as colocam entre as cem melhores públicas a nível nacional.
A melhor classificada dessa lista é a Escola Básica de São João da Serra, Oliveira de Frades. Em 2013, ficou em 15.º lugar entre as escolas públicas e 36.º no total nacional, com uma média de 3,83 valores (em cinco) que superou alguns colégios de topo dos grandes centros urbanos. Mas foram realizadas apenas seis provas, o que equivale a dizer que só terá levado a exame três alunos.

In: DN

Sem comentários: